Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28190
Tipo: TCC
Título: DIGNIDADE HUMANA E DIREITOS SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO DOS CATADORES DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE CABEDELO/PB
Autor(es): FERREIRA, MÁRCIA CRISTINA RIO
Primeiro Orientador: Marques, Juliana Coelho Tavares
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar a realidade das condições de trabalho e de vida dos catadores de resíduos recicláveis de Cabedelo/PB, abarcando sua dignidade humana e se os direitos sociais têm sido preservados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas e observação simples. Os materiais utilizados foram: roteiro de entrevista, diário de campo e celular (fotos e vídeos). A amostra foi feita por acessibilidade sendo entrevistados oito catadores de resíduo reciclável, que exercem essa atividade em defesa da sobrevivência. Com a fabricação acelerada de produtos descartáveis, de curto tempo de vida útil, as sociedades, de forma desordenada, geram cada vez mais resíduos. Nesse ciclo de limpeza urbana e reciclagem, os catadores têm importante papel no atual contexto de crescimento do consumo e consequente acúmulo de resíduos sólidos. Os altos índices de desemprego e a escassez de oportunidades de colocação no mercado de trabalho lançam milhares de cidadãos ao trabalho informal e, muitos deles, viram no descarte a sua possibilidade de sustento. Em sua maioria, esses importantes atores sociais queixam-se pelo descaso, indiferença, discriminação e violência que sofrem diariamente nas ruas. Alguns desses entrevistados reconhecem a importância do que fazem e anseiam direitos sociais, reconhecimento e dignidade. Neste estudo, percebeu-se o quanto está aquém a preservação dos direitos sociais e como os catadores sentem sua dignidade atingida por serem ignorados pelas outras pessoas e por passarem por dificuldades.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar a realidade das condições de trabalho e de vida dos catadores de resíduos recicláveis de Cabedelo/PB, abarcando sua dignidade humana e se os direitos sociais têm sido preservados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas e observação simples. Os materiais utilizados foram: roteiro de entrevista, diário de campo e celular (fotos e vídeos). A amostra foi feita por acessibilidade sendo entrevistados oito catadores de resíduo reciclável, que exercem essa atividade em defesa da sobrevivência. Com a fabricação acelerada de produtos descartáveis, de curto tempo de vida útil, as sociedades, de forma desordenada, geram cada vez mais resíduos. Nesse ciclo de limpeza urbana e reciclagem, os catadores têm importante papel no atual contexto de crescimento do consumo e consequente acúmulo de resíduos sólidos. Os altos índices de desemprego e a escassez de oportunidades de colocação no mercado de trabalho lançam milhares de cidadãos ao trabalho informal e, muitos deles, viram no descarte a sua possibilidade de sustento. Em sua maioria, esses importantes atores sociais queixam-se pelo descaso, indiferença, discriminação e violência que sofrem diariamente nas ruas. Alguns desses entrevistados reconhecem a importância do que fazem e anseiam direitos sociais, reconhecimento e dignidade. Neste estudo, percebeu-se o quanto está aquém a preservação dos direitos sociais e como os catadores sentem sua dignidade atingida por serem ignorados pelas outras pessoas e por passarem por dificuldades.
Palavras-chave: Catadores - resíduos recicláveis - Cabedelo/PB
Direitos Humanos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28190
Data do documento: 5-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCRF 050721.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.