Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2821
metadata.dc.type: TCC
Title: Representações do trabalho docente no âmbito do subprojeto PIBID Letras-Inglês da UFPB.
metadata.dc.creator: Rolim, Janine dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Maia, Angélica Araújo de Melo
metadata.dc.description.resumo: Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas.Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias (CLOT, 1999, 2007; MACHADO, 2004). O objetivo central é analisar o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de Língua Inglesa, dentro do âmbito do subprojeto Pibid Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba, a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula. Os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores participantes dentro de um grupo focal sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura. Os resultados da análise evidenciam representações dos professores em formação inicial acerca do trabalho docente como fonte de aprendizagem e reconfiguração de saberes – tanto em uma dimensão individual como coletiva –, além também de ser uma referência para o desenvolvimento pessoal e para a reconstrução da identidade de uma forma global.
Abstract: In the middle of an accelerated globalization process, it is impossible not to think about the changes in the various social spheres that have affected the world of work in recent decades. As these changes took place, research projects were developed to explore this field of study - the world of work - in general or focusing on specific professions. Therefore, this research is devoted to understanding, in particular, some aspects of the work of English teachers in initial education and some transformations in their practice from the perspective of the Labor Sciences and some of its categories (CLOT, 1999, 2007; MACHADO, 2004). The main goal is to analyze the process of planning and development of an English Language lesson plan, within the scope of the subproject Pibid English-Languages of the Federal University of Paraíba, based on the representations about the teaching job elaborated by the teachers in initial education who planned and taught the lesson. The data were generated through the transcription and interpretation of a reflexive dialogue between these participating teachers within a focus group on the process of planning and development of the class. The analysis was aimed at understanding what knowledge was mobilized, what aspects of the teaching job were carried out and/or impeded and for what reasons. It is hoped that this research will broaden the view on what factors are involved in the initial training process of English teachers, in relation to the planning and teaching of lessons, and what meanings are built by these teachers when they are given the opportunity to compare and reflect about aspects of the teaching job, about the actions which are prescribed and the ones which are actually developed, while they are still in their graduation process. Final results show the representation of teachers in initial education about the job of a teacher as a source of learning and reconfiguration of knowledge - both in an individual and collective dimension - as well as being a reference for personal development and for reconstruction of identity in a global way.
Keywords: Formação Inicial
PIBID Letras- Inglês da UFPB
Trabalho Docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2821
Issue Date: 10-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSS21072017.pdf658,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons