Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28240
Tipo: TCC
Título: VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ÉTICA NEOPENTECOSTAL
Autor(es): RESENDE, ELLE
Primeiro Orientador: Santos, Fábio
Resumo: A violência de gênero perpassa as classes sociais, etnias e religiões e sua escalada é constante no Brasil. Perante o exposto, buscou-se refletir acerca de como as igrejas neopentecostais se posicionam perante a violência doméstica. Não obstante, o Brasil criou a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) que objetiva combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Concomitantemente, observou-se o crescimento do neopentecostalismo no território nacional, denominação esta que doutrina seus fiéis no rigor patriarcal. Tal tradição chega ao “novo mundo”, e o Brasil colônia será influenciado catequeticamente aos modos da dominação patriarcal. Onde os papéis da mulher se mantêm em cuidar de sua casa, filhos e esposo. Já a função do homem será ser provedor de seu lar. A retórica dos líderes neopentecostais que, por vezes, suas prédicas conduzem aos seus ouvintes a hierarquização dos dois sexos. Referências bíblicas portadoras de um olhar semita antigo são usadas como métricas a serem seguidas na contemporaneidade: “sujeitai-vos a vossos maridos”, “o marido é o cabeça da mulher” e “a mulher reverencie o marido”, assume uma conotação pedagógica de subserviência ao gênero masculino. Não obstante, o discurso pastoral propicia a manutenção do domínio. De certa forma acaba contribuindo o cultivo das diversas formas de violências. Tudo isto propiciará a perpetuação das práticas patriarcais dentro da cultura social brasileira.
Abstract: Gender violence permeates social classes, ethnicities and religions and its escalation is constant in Brazil. Given the above, we sought to reflect on how neo-Pentecostal churches position themselves in the face of domestic violence. However, Brazil created the Maria da Penha Law (Law No. 11.340/2006) which aims to combat domestic and family violence against women. Concomitantly, the growth of neo-Pentecostalism in the national territory was observed, a denomination that indoctrinates its faithful in patriarchal rigor. This tradition reaches the “new world”, and colonial Brazil will be catechetically influenced by the modes of patriarchal domination. Where women's roles remain in taking care of their home, children and husband. The man's role will be to provide for his home. The rhetoric of neo-Pentecostal leaders that, sometimes, their sermons lead their listeners to hierarchize the two sexes. Biblical references bearing an ancient Semitic look are used as metrics to be followed in contemporary times: “submit yourselves to your husbands”, “the husband is the head of the wife” and “the wife should revere her husband”, assumes a pedagogical connotation of subservience to the male gender. Nevertheless, the pastoral discourse favors the maintenance of the domain. In a way, it ends up contributing to the cultivation of different forms of violence. All this will promote the perpetuation of patriarchal practices within Brazilian social culture.
Palavras-chave: Gênero
Religião
Violência doméstica
Gender
Religion
Domestic violence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO:
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direito Processual e Prática Jurídica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28240
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBSR070623.pdf10,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.