Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28307
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo de ensino-aprendizagem da língua Inglesa na EJA: desafios vivenciados por professores e alunos do ensino médio
Autor(es): Souza, Gilvando Marinho de
Resumo: A educação de jovens e adultos ainda enfrenta desafios no Brasil, seja pela ausência de recursos ou pela heterogeneidade do público desta modalidade. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais dificuldades acerca do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos. Quanto ao aspecto metodológico, a pesquisa tem uma abordagem exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, sendo classificada ainda como um estudo de caso. O campo de pesquisa correspondeu a uma escola da rede pública do município de Sertãozinho (PB), onde funciona a modalidade de educação de jovens e adultos. Participaram como sujeitos da pesquisa docentes de língua inglesa e discentes desta escola. A coleta de dados se deu a partir da realização de entrevistas com as docentes e da realização de um grupo focal com os discentes. Os resultados mostraram que as maiores dificuldades quanto ao ensino-aprendizagem da língua inglesa nesta escola estão associadas ao desconhecimento, por parte dos alunos, sobre a importância da língua inglesa para o seu crescimento profissional e pessoal. Com isso, apesar de frequentarem as aulas, os alunos não demonstram o devido interesse pela disciplina, identificando-se a necessidade de uma maior conscientização deste público a respeito da importância de um segundo idioma para o seu crescimento pessoal e profissional.
Abstract: Youth and adult education still faces challenges in Brazil, either due to the lack of resources or the heterogeneity of the public of this modality. In this context, this research aimed to identify the main difficulties about the teaching-learning process of the English language from the perspective of Youth and Adult Education. Regarding the methodological aspect, the research has an exploratory and descriptive approach, of qualitative nature, and is still classified as a case study. The research field corresponded to a public school in the city of Sertãozinho (PB), where the youth and adult education modality works. The subjects of the research were teachers of English language and students of this school. Data collection took place through interviews with teachers and a focus group with students. The results showed that the greatest difficulties in teaching and learning English at this school are associated with the students' lack of knowledge about the importance of English for their professional and personal growth. Thus, despite attending classes, students do not show proper interest in the subject, identifying the need for greater awareness of this public about the importance of a second language for their personal and professional growth.
Palavras-chave: Língua inglesa
Educação de jovens e adultos
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28307
Data do documento: 13-Nov-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilvandoMarinhodeSouza__TCC.pdfTCC896,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GilvandoMarinhodeSouza__TERMO.pdfTERMO762,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons