Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28338
Tipo: | TCC |
Título: | O uso das tecnologias de informação e comunicação durante o período pandêmico: análise da experiência docente em disciplinas do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB |
Autor(es): | Silva, Carlos Eduardo Campos da |
Primeiro Orientador: | Alves, Gerlane Farias |
Resumo: | A pandemia do COVID 19, que se alastrou em todo o mundo a partir do início de 2020, trouxe vários desafios que se estenderam além da área de saúde. A educação foi uma dessas áreas onde o processo de ensino e aprendizagem teve que se reinventar trazendo novas ferramentas e novas formas de aprendizado através das tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender a experiência de ensino/aprendizagem dos docentes do curso de Arquivologia da UFPB nas disciplinas ministradas de forma remota no período letivo de 2019.2 a 2022.1 ocorridos no contexto da pandemia. Para isso foi realizada uma um levantamento bibliográfico para entender os principais termos que se popularizaram com o uso das tecnologias de Informação e Comunicação e com o uso constante do ensino remoto nesse período. E para entender esse processo envolvendo docentes e discentes no curso de Arquivologia da UFPB, foi aplicado como instrumento de pesquisa um questionário entre os meses de abril e maio de 2023 com a participação de 15 docentes que responderam perguntas sobre sua experiência durante as aulas remotas no curso de Arquivologia durante o período da pandemia. Desse modo, podemos observar que as questões abordadas mostram a variação de opiniões sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante esse período mostrando diferentes percepções entre os docentes sobre o processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto. |
Abstract: | The COVID 19 pandemic, which spread across the world from the beginning of 2020, brought with it several challenges that extended beyond the health area. Education was one of those areas where the teaching and learning process had to reinvent itself, bringing new tools and new ways of learning through Information and Communication Technologies (ICTs). Thus, the present work aims to understand the teaching/learning experience of the professors of the UFPB Archivology course in the subjects taught remotely in the course in the academic period from 2019.2 to 2022.1 in the context of the pandemic. For this, a bibliographical survey was carried out to understand the main terms that became popular with the use of Information and Communication technologies and with the constant use of remote teaching in this period. And to understand this whole process involving teachers and students in the UFPB Archivology course, as a research instrument, a questionnaire was applied between April and May 2023 with the participation of 15 teachers who answered questions about their experience during remote classes in the Archivology course during the pandemic period. Thus, we can observe that the questions addressed show the variation of opinions about the use of information and communication technologies during this period, showing different perceptions among teachers about the teaching-learning process during remote teaching. |
Palavras-chave: | Pandemia de COVID 19 Ensino remoto Curso de Arquivologia da UFPB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28338 |
Data do documento: | 5-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Arquivologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CECS08092023.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons