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metadata.dc.type: TCC
Title: O espanhol no ensino médio: métodos e percepções
metadata.dc.creator: Queiroz, Mayara França de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ponte, Andrea Silva
metadata.dc.description.resumo: É sabido que, para que haja uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, o professor deve utilizar métodos que sejam realmente eficazes para se chegar a este objetivo. E, para isto, é necessário que o professor se adeque à turma, levando em consideração as suas características, bem como o perfil de cada aluno. Nesse cenário, este trabalho tem como objetivo analisar os métodos presentes na sala de aula de língua espanhola no Ensino Médio, utilizado por um professor de uma escola Estadual da capital paraibana, e se é perceptível observar um efeito positivo na percepção que os alunos têm das aulas ministradas por ele. Tendo em vista este objetivo, inicialmente, propomos um olhar histórico acerca dos métodos de ensino de língua estrangeira, descrevendo alguns dos principais com base em autores como Vilaça (2008), Silveira (1999), Leffa (1998), Pedreiro (2013), Guimarães (2007) e outros. Lançamos um olhar acerca do que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (2000) e as Orientações Curriculares do Ensino Médio - OCEM (2006) sobre o ensino de língua estrangeira e, posteriormente, sobre o de língua espanhola. Realizamos uma pesquisa qualitativa, entrevistamos o professor e também aplicamos um questionário à nove turmas do 1º ano do Ensino Médio. Espera-se contribuir para uma autorreflexão em (futuros) professores, acerca das práticas metodológicas no Ensino Médio.
Abstract: Está claro que, para que haya un aprendizaje significativo por parte de los alumnos, el profesor debe utilizar métodos que realmente sean eficaces para llegar a este objetivo. Y, para ello, es necesario que el profesor se adecue al grupo, teniendo en cuenta sus características, así como el perfil de cada alumno. En este contexto, este trabajo tiene como objetivo analizar los métodos presentes en la clase de lengua española en la Secundaria, utilizado por un profesor de una escuela Estadual de la capital paraibana, y si es perceptible observar un efecto positivo en la percepción que los alumnos tienen de las clases de él. Teniendo en cuenta este objetivo, inicialmente, proponemos una mirada histórica hacia los métodos de enseñanza de lengua extranjera, describiendo algunos de los principales con base en autores como Vilaça (2008), Silveira (1999), Leffa (1998), Pedreiro (2013) Guimarães (2007) y otros. Lanzamos una mirada hacia lo que dicen los Parametros Curriculares Nacionais - PCN (2000) y las Orientações Curriculares do Ensino Médio - OCEM (2006) sobre la enseñanza de lengua extranjera y, posteriormente, sobre el de lengua española. Realizamos una investigación cualitativa, entrevistamos el profesor y también aplicamos un cuestionario a nueve grupos. Se espera que este trabajo contribuya para una autorreflexión en (futuros) profesores acerca de las prácticas metodológicas en la Secundaria.
Keywords: Língua espanhola - Ensino
Didática
Ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2834
Issue Date: 3-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

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