Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835| Tipo: | TCC |
| Título: | Letramento literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura |
| Autor(es): | Souza, Valnécia de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Fernandes, Rinaldo Nunes |
| Resumo: | Esta monografia, intitulada Letramento Literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura busca apresentar algumas reflexões teóricas sobre o Ensino de Literatura sob a ótica do Letramento Literário, destacando o uso da obra/texto nas aulas de Literatura. É levada em conta a importância que alguns teóricos dão à utilização, como método de ensino, da obra/texto nas aulas de Literatura. Neste sentido, como aporte teórico, estudamos autores como Cosson (2011, 2014), Cereja (2004), Silva e Fritzen (2012), entre outros, que consideram que o Ensino de Literatura deve se pautar no “protagonismo”, em sala de aula, da obra/texto. Esta pesquisa enfoca, especificamente, o Ensino de Literatura no Ensino Médio e tem como objetivos centrais: apresentar o conceito de Letramento Literário, discutindo a sua relevância teórica e prática para o processo ensino/aprendizagem; analisar algumas posturas metodológicas adotadas por alguns professores nas aulas de Literatura; sugerir uma proposta metodológica para o ensino da disciplina Literatura. Neste sentido, a priori, se expôs as opiniões de alguns estudiosos desta temática, os quais apresentam seus posicionamentos acerca do espaço que a obra/texto deve ocupar nas aulas de Literatura, e, a posteriori, um questionário foi aplicado a professores de Língua Portuguesa, sobretudo de Literatura de escolas públicas e privadas, com a finalidade de analisar quais propostas metodológicas tem sido eleita por estes professores e como estas tem contribuído para a construção de um ensino significativo e relevante da disciplina Literatura. Ao final, apresentou-se uma proposta metodológica pautada no Letramento Literário - Literatura: da, por meio e sobre. Vale ressaltar que o modelo apresentado poderá contribuir para a construção e amplitude do conhecimento do aluno acerca da Literatura, concebido como um direcionador para solucionar o problema da escolarização da Literatura. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Letramento literário Obra / texto Ensino literário |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835 |
| Data do documento: | 21-Nov-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VOS02122015.pdf | 556 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
