Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835
Tipo: TCC
Título: Letramento literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura
Autor(es): Souza, Valnécia de Oliveira
Primeiro Orientador: Fernandes, Rinaldo Nunes
Resumo: Esta monografia, intitulada Letramento Literário: uma proposta relevante para o ensino de literatura busca apresentar algumas reflexões teóricas sobre o Ensino de Literatura sob a ótica do Letramento Literário, destacando o uso da obra/texto nas aulas de Literatura. É levada em conta a importância que alguns teóricos dão à utilização, como método de ensino, da obra/texto nas aulas de Literatura. Neste sentido, como aporte teórico, estudamos autores como Cosson (2011, 2014), Cereja (2004), Silva e Fritzen (2012), entre outros, que consideram que o Ensino de Literatura deve se pautar no “protagonismo”, em sala de aula, da obra/texto. Esta pesquisa enfoca, especificamente, o Ensino de Literatura no Ensino Médio e tem como objetivos centrais: apresentar o conceito de Letramento Literário, discutindo a sua relevância teórica e prática para o processo ensino/aprendizagem; analisar algumas posturas metodológicas adotadas por alguns professores nas aulas de Literatura; sugerir uma proposta metodológica para o ensino da disciplina Literatura. Neste sentido, a priori, se expôs as opiniões de alguns estudiosos desta temática, os quais apresentam seus posicionamentos acerca do espaço que a obra/texto deve ocupar nas aulas de Literatura, e, a posteriori, um questionário foi aplicado a professores de Língua Portuguesa, sobretudo de Literatura de escolas públicas e privadas, com a finalidade de analisar quais propostas metodológicas tem sido eleita por estes professores e como estas tem contribuído para a construção de um ensino significativo e relevante da disciplina Literatura. Ao final, apresentou-se uma proposta metodológica pautada no Letramento Literário - Literatura: da, por meio e sobre. Vale ressaltar que o modelo apresentado poderá contribuir para a construção e amplitude do conhecimento do aluno acerca da Literatura, concebido como um direcionador para solucionar o problema da escolarização da Literatura.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Letramento literário
Obra / texto
Ensino literário
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2835
Data do documento: 21-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOS02122015.pdf556 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons