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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28353
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Relação entre sintomas vocais, controle vocal percebido e transtornos mentais comuns em professores do Ensino Básico |
Autor(es): | Silva, Iandra Kaline Lima Barbosa da Almeida, Anna Alice Figueiredo de (Orientadora) Behlau, Mara Suzana (Coorientadora) |
Resumo: | Objetivo: Verificar a relação entre sintomas vocais, controle vocal percebido e transtornos mentais comuns em professores da rede pública de ensino, atuantes nos níveis fundamental e médio. Metodologia: Participaram deste estudo 85 professores da Rede Pública de Ensino, de ambos os sexos, atuantes nos níveis fundamental e médio. Foram utilizados quatro instrumentos para mensuração das variáveis: Questionário de Identificação e Caracterização, a Escala de Sintomas Vocais (ESV), a Escala de Controle Percebido no Presente sobre a Voz (CPP-V) e uma Escala para Avaliação de Transtornos Mentais Comuns - Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Resultados: Constatou-se uma correlação significativa entre os sintomas vocais e os transtornos mentais comuns, além de correlação entre o domínio emocional da escala de sintomas vocais com a idade e o tempo de trabalho dos professores, também foi possível observar uma correlação negativa entre os transtornos mentais comuns e o autocontrole vocal. Conclusão: Os professores com sintomas vocais apresentam mais sintomas de transtornos mentais comuns, além de que na medida em que os sintomas de transtornos mentais aumentam, o autocontrole vocal diminui. |
Abstract: | Objective: to verify the relationship between muscles, control, control, perceived and common mental disorders in teachers of the public school, acting at the fundamental and medium levels. Methodology: Participated in this study 85 teachers of the Public School Network, of both sexes, working at the fundamental and medium levels. Four instruments were used to measure the variables: Identification and Characterization Questionnaire, Vocal Symptom Scale (ESV), Voice Perceived Presence Control Scale (CPP-V) and Scale for Assessment of Common Mental Disorders - Self-Assessment Questionnaire Report (SRQ-20). Results: There was a significant correlation between musicians and common mental disorders, as well as a correlation between the emotional domain of the scale of vocal symptoms with the age and the working time of the teachers, it was also possible to observe a negative correction between the common mental disorders and vocal self-control. Conclusion: Teachers with symptoms as well as common mental checks, in addition to the extent in mental disorders increase, self control vocal decreases. |
Palavras-chave: | Comportamento Disfonia Docentes Sinais e Sintomas Transtornos Mentais Voz |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28353 |
Data do documento: | 28-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
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