Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28359
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estimulação essencial em bebês com Síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): Essential stimulation in babies with Down Syndrome
Autor(es): Silva, Liliane Oliveira da
Delgado, Isabelle Cahino (Orientadora)
Resumo: Os bebês com Síndrome de Down (SD) tendem a apresentar atraso global do desenvolvimento, com comprometimentos motores, linguísticos e cognitivos, evidenciando repercussões sobre o desempenho em atividades nas áreas de autocuidados e pessoal-social. Este estudo teve como objetivos analisar o desenvolvimento da comunicação de bebês com Síndrome de Down e traçar propostas de acompanhamento clínico fonoaudiológico junto a este público. Participaram deste estudo 11 bebês com Síndrome de Down, entre 3 e 18 meses de idade e foram utilizados o Plano de Avaliação da Comunicação para Bebês com SD e o Plano de Intervenção para Bebês com SD. Os bebês da faixa etária de 0 – 2 meses e 2 – 8 meses apresentaram tempo de atenção, concentração e imitação de ações maiores do que os de 8 – 12 meses e 12 – 18 meses, em contrapartida os de 12 – 18 meses participaram e interagiram mais durante as intervenções, além dos instrumentos musicais serem os brinquedos que favoreciam o maior número de vocalizações por parte de todas as faixas etárias analisadas. Ao final do estudo pode-se perceber a contribuição do atendimento fonoaudiológico precoce, visando o suporte para a aquisição e desenvolvimento da comunicação em bebês com Síndrome de Down.
Abstract: "Does not contain a summary in another language [...]"
Palavras-chave: Estimulação precoce
Síndrome de Down
Linguagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28359
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOS05122017.pdf347,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons