Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28380
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões acerca da experiência vivida no estágio supervisionado de um curso de letras-inglês à distância: questões teóricas e práticas
Autor(es): Almeida, Robson Vieira de Andrade
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas durante o período de Estágio Supervisionado de um curso de licenciatura em Letras Língua Inglesa à distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para fundamentar este trabalho, nos baseamos nos estudos de Celani (2001), Leffa (2011), Pimenta e Lima (2012), e Reichmann (2014), entre outros. Assim, apresentamos a forma de organização do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa (ES III), discutimos o papel do estágio supervisionado para a formação docente e relatamos a vivência durante o período de observação e das regências no ES III, apontando questões que envolvem a formação docente e os desafios enfrentados pelo professor de inglês, principalmente em escolas públicas brasileiras. Depois, tecemos algumas reflexões acerca de questões teóricas e práticas vivenciadas nas aulas de inglês de um uma escola pública. Por fim, entendemos que o estágio supervisionado configura-se como um momento de formação e de construção da identidade profissional.
Abstract: The objective of this work is to report the lived experiences during the Internship in an online English Language course of the Federal University of Paraíba - UFPB. To base this work, we are ground on studies by Celani (2001), Leffa (2011), Pimenta e Lima (2012), and Reichmann (2014), among others. Thus, we present the organization of the Supervised Internship (ES III) in English Language, we discuss the role of the supervised internship for teacher education and report the experience during the observation period and the classes in the ES III, pointing out issues that involving teacher training and the challenges faced by the English teacher, especially in Brazilian public schools. Then, we make some reflections about the theoretical and practical questions experienced in the English classes of a public school in Brazil. Finally, we understand that the supervised internship is configured as a moment of development and construction of professional identity.
Palavras-chave: ensino
estágio supervisionado
inglês
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28380
Data do documento: 31-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobsonVieiradeAndradeAlmeida__TCC.pdfTCC1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RobsonVieiradeAndradeAlmeida__TERMO.pdfTERMO798,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons