Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28405| Tipo: | TCC |
| Título: | As novas tecnologias da informação e comunicação e o ensino da língua espanhola : uma experiência na escola pública |
| Autor(es): | Sousa, Maria do Socorro Moreira Figueiredo de |
| Resumo: | Diante da necessidade de inovação do ensino de língua espanhola, percebeu-se que, entre outras metodologias de ensino-aprendizagem, o uso das novas tecnologias da informação e comunicação dentro de um enfoque sociocomunicativo pode proporcionar a superação de algumas dificuldades e dúvidas dos aprendizes acerca da língua estrangeira dentro do seu contexto linguístico. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar os recursos tecnológicos, utilizando-os na prática pedagógica, para um melhor aprendizado da língua espanhola em especial na escola pública. Portanto, para isto compreende-se que a teoria e a prática devem caminhar juntas em prol de um bem maior: o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola no ensino médio, já que a proposta do ensino da língua estrangeira requer capacitar o aluno a usar uma língua estrangeira para fins comunicativos, considerando os diversos contextos de uso, sejam sociais, econômicos, religiosos etc. O presente estudo é de natureza quanti- qualitativa, realizado a partir da pesquisa- ação, visto que se trata de um relato de um projeto pedagógico desenvolvido em uma escola pública no período de 20/02/2017 a 20/06/2017. Entre as etapas de realização, foram utilizados questionários para coleta de dados a partir de ferramentas tecnológicas, a exemplo do Google Drive, para posterior execução de atividades interdisciplinares. Dessa forma, o estudante foi conduzido a uma busca do conhecimento e da prática do idioma estrangeiro, obtendo um posicionamento autônomo através do desenvolvimento de aprendizagem da disciplina de língua estrangeira. Por fim, constatamos que o desenvolvimento do referido projeto promoveu a inclusão dos estudantes em diversas atividades mediadas pelas novas tecnologias, possibilitando aos alunos serem protagonistas de uma aprendizagem da língua espanhola. |
| Abstract: | RESUMEN Delante la necesidad de una innovación del enseñanza de la lengua española, pódese percibir que entre otras metodologías de enseño-aprendizaje, el uso de nuevas tecnologías de información y comunicación dentro de un enfoque sociocomunicativo que puede proporcionar la superación de algunas dificultades y dudas de los dos aprendices acerca de la lengua extranjera dentro del su contexto lingüístico. Es en ese sentido, el objetivo de este estudio es investigar los recursos tecnológicos, utilizándolos en la práctica pedagógica, para un mejor aprendizaje de la lengua española en especial en la escuela pública. Por lo tanto, para esto comprenderse que la teoría y la práctica deben caminar juntas en favor de un bien mayor: el desenvolvimiento del proceso de enseño y aprendizaje de la lengua española en el enseño medio, ya que la propuesta del enseño da lengua extranjera requerí capacitar el alumno a hablar una lengua extranjera para fines comunicativos, considerando los diversos contextos del uso, sean sociales, económicos, religiosos etc. El presente estudio tiene como procedimiento inicial una pesquisa bibliográfica y procedimientos de la naturaleza cuantitativa y cualitativa, caracterizando como pesquisa-acción, visto que se trata del relato de un proyecto pedagógico desenvuelto en una escuela pública en el período de 20/02/2017 a 20/06/2017. Entre las etapas de la realización, fue utilizado cuestionarios para la coleta de los dados a partir de herramientas tecnológicas, a ejemplo del Google Drive. De esa forma, el estudiante fue conducido a una busca espontánea del conocimiento y de la práctica del idioma extranjero, obtenido un posicionamiento autónomo a través del desenvolvimiento del aprendizaje de la disciplina de lengua extranjera. Por finales, constatamos que el desenvolvimiento del referido proyecto promovió a inclusión de los estudiantes en diversas actividades mediadas pelas novas tecnologías, creando oportunidades a los alumnos, ser protagonistas de una aprendizaje en la lengua española. |
| Palavras-chave: | Tecnologias Língua Espanhola Ensino-aprendizagem Metodologia |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28405 |
| Data do documento: | 8-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MariadoSocorroMoreiraFigueiredodeSouza__TCC.pdf | TCC | 897,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| MariadoSocorroMoreiraFigueiredodeSouza__TERMO.pdf | TERMO | 699,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
