Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28415
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A prática de coaching para potencializar os resultados do futuro profissional de secretariado executivo
Autor(es): Câmara, Maria Caroline da Silva
Resumo: A metodologia de desenvolvimento pessoal, coaching, vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, principalmente para profissionais que anseiam por mudanças em alguns aspectos de vida. Essa metodologia tem despertado interesses em seu uso, já que tem como finalidade impulsionar significativamente os resultados positivos de um indivíduo, grupo ou empresa. Com base nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo utilizar as ferramentas de coaching com os estudantes concluintes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV Litoral Norte PB. Ao final da realização das sessões de coaching, um questionário de cunho qualitativo foi aplicado, a fim de analisar o alcance desejado das coachees. De maneira geral, os resultados mostraram que se tinha receio quanto as percepções de desempenho comportamental dessas estudantes durante o desenvolvimento dos seus trabalhos de conclusão de curso. Assim, após as sessões, houve uma mudança de comportamento e atitudes em relação à construção de seus ideais acadêmicos e profissionais, por isso percebeu-se que o processo de coaching motivou os alunos do curso de Secretariado Executivo a atingirem mais efetivamente seus objetivos.
Abstract: The methodology of personal development, coaching, has been gaining more space in the corporate environment, especially for professionals who yearn for changes in some aspects of life. This methodology has aroused interests in its use, since its purpose is to significantly boost the positive results of an individual, group or company. Based on this context, the present study aimed to use the coaching tools with the students of the Executive Secretariat of the Federal University of Paraíba (UFPB), Campus IV Litoral Norte PB. Atthe end of the coaching sessions, a qualitative questionnaire was applied, in order to analyze the desired reach of the coachees. Overall, the results showed that there was a fear about the perceptions of behavioral performance of these students during the development of their course completion work. Thus, after the sessions, there was a change of behavior and attitudes regarding the construction of their academic and professional ideals, so it was perceived that the coaching process motivated the students of the Executive Secretariat course to more effectively achieve their goals.
Palavras-chave: Coaching
Metodologia
Profissional
Secretariado executivo
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28415
Data do documento: 19-Abr-2019
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaCarolinedaSilvaCamara__TCC.pdfTCC726,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaCarolinedaSilvaCâmara__TERMO.pdfTERMO659,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons