Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28427
Tipo: TCC
Título: A língua espanhola no núcleo de EJA da UFPB : uma analise do perfil do aluno.
Autor(es): Abad, Ilcleici de Oliveira
Primeiro Orientador: Lima, Graziellen Gelli Pinheiro
Resumo: Esta pesquisa busca analisar o perfil do aluno estudante da disciplina língua espanhola como língua estrangeira (LE) do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio da Universidade Federal da Paraíba (NEJAEM/UFPB). Foram analisados, através de um questionário, as respostas dos alunos do ciclo V e do ciclo VI, ciclos oferecidos por esta modalidade de ensino. O questionário está dividido em duas partes, a primeira busca conhecer o perfil etário e formativo, bem como o seu contato prévio com o espanhol, e a segunda parte busca conhecer suas predileções e aspirações quanto ao estudo da língua alvo. Verificou-se que a amostra analisada apresenta as particularidades desta modalidade de ensino. Para tanto, como embasamento teórico nos pautamos nos estudos sobre Educação de jovens e adultos (EJA) de ANDRADE (2004), ARROYO (2005), FARIAS (2010), e FÁVERO, ANDRADE e BRENNER (2017) e por outro lado, nos estudos relacionados ao processo de pesquisa e ensino-aprendizagem SILVA (2009), GIL (1995), MARCONI E LAKATOS (2010). A pesquisa é importante por se tratar de um estudo que norteará os futuros discentes e/ou docentes em suas vidas acadêmicas e profissionais, resignificando práticas pedagógicas, servindo de base para um olhar mais sensibilizado ao ensino da língua estrangeira na EJA.
Abstract: RESUMEN Esta investigación busca analizar el perfil del alumno estudiante de la disciplina lengua española como lengua extranjera (LE) del Núcleo de Educación de Jóvenes y Adultos de la Enseñanza Media de la Universidad Federal de Paraíba (NEJAEM / UFPB). Se analizaron, a través de un cuestionario, alumnos del ciclo V y del ciclo VI, ciclos ofrecidos por esta modalidad de enseñanza. El cuestionario está dividido en dos partes, la primera busca conocer el perfil etario y formativo, así como su contacto previo con el español, y la segunda parte busca conocer sus predilecciones y aspiraciones al respecto del estudio de la lengua meta. Se verificó que la muestra analizada presenta las particularidades de esta modalidad de enseñanza. Mientras nos basamos en los estudios sobre Educación de jóvenes y adultos (EJA) de ANDRADE (2004), ARROYO (2005), FARIAS (2010), y FÁVERO, ANDRADE y BRENNER (2017) y también en los estudios relacionados al proceso de investigación y enseñanza-aprendizaje con SILVA (2009), GIL (1995), MARCONI E LAKATOS (2010). La investigación es importante por tratarse de un estudio que orientará a los futuros discentes y / o docentes en sus vidas académicas y profesionales, dará otro sentido a las prácticas pedagógicas, sirviendo de base para una mirada más sensibilizada a la enseñanza del idioma extranjero en la EJA.
Palavras-chave: Língua espanhola
perfil
aluno
EJA
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28427
Data do documento: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IlclecideOliveiraAbad__TCC.pdfTCC850,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IlcleicideOliveiraAbad__TERMO.pdfTERMO789,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons