Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28431
Tipo: TCC
Título: Aprender espanhol no duolingo : análise das funcionalidade
Autor(es): Leite, Eliane da Silva
Primeiro Orientador: Farias, Luana Francisleyde Pessoa de
Resumo: A aprendizagem de uma segunda língua abre caminhos para conhecimentos e um contato com novas culturas e possibilidades. Nesse sentido, este trabalho tem por finalidade o estudo do aplicativo Duolingo como proposta de ferramenta pedagógica por meio da análise de suas funcionalidades no tocante ao processo de ensino e aprendizagem da Língua Espanhola. Entre as bases teóricas, estão presentes ALMEIDA (2000), ANTUNES (2001), MARRONE (2005) dentre outras referências na área. A investigação foi realizada a partir de uma análise qualitativa, com revisão bibliográfica, buscando compreender e analisar o ensino mediado pela ferramenta Duolingo. Para tanto, foram analisadas, através de critérios (Ruim, Regular, Bom e Excelente), as funcionalidades (i) reprodução de frases, (ii) gravação de frases e (iii) tradução de palavras entre ambas as línguas. Nesse processo também foi verificado através dos grupos de palavras (falsos cognatos e artigos), como são trabalhadas as três habilidades básicas do ensino da língua-alvo: a oralidade, escrita e leitura. A pesquisa apontou que o aplicativo foi tido como excelente, através dos critérios do estudo, mostrando que ele pode ser inserido no contexto educacional como uma ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem da língua espanhola.
Abstract: El aprendizaje de una segunda lengua abre caminos para el conocimiento y un contacto con nuevas culturas y posibilidades. En este sentido, este trabajo tiene por finalidad el estudio del aplicativo Duolingo como propuesta de herramienta pedagógica por medio del análisis de sus funcionalidades en lo que se refiere al proceso de enseñanza y aprendizaje de la Lengua Española. Entre las bases teóricas, están presentes ALMEIDA (2000), ANTUNES (2001), MARRÓN (2005) entre otras referencias en el área. La investigación fue realizada a partir de un análisis cualitativo, con revisión bibliográfica, buscando comprender y analizar la enseñanza mediada por la herramienta Duolingo. Para ello, se analizaron, a través de criterios (Mal, Regular, Bueno y Excelente), las funcionalidades (i) reproducción de frases, (ii) grabación de frases y (iii) traducción de palabras entre ambas lenguas. En este proceso también se verificó a través de los grupos de palabras (falsos cognatos y artículos), cómo se trabajaban las tres habilidades básicas de la enseñanza de la lengua objetivo: la oralidad, la escritura y la lectura. La investigación apuntó que la aplicación se ha tenido como excelente, a través de los criterios del estudio, mostrando que se puede insertar en el contexto educativo como una herramienta auxiliar en el proceso de aprendizaje de la lengua española.
Palavras-chave: Aplicativo
Duolingo
Espanhol
Tecnologia
Ferramenta
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28431
Data do documento: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EianedaSilvaLeite__TCC.pdfTCC795,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ElianedaSilvaLeite__TERMO.pdfTERMO703,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons