Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28432
Tipo: | TCC |
Título: | Os gêneros textuais como recurso no ensino do espanhol |
Autor(es): | Costa, Diego Lucio da Silva |
Primeiro Orientador: | Martorelli, Ana Berenice Peres |
Resumo: | Este trabalho visa analisar os gêneros textuais como recurso no ensino do espanhol. Para firmar esta pesquisa analisamos os gêneros textuais numa coleção de livros didáticos de língua espanhola voltados para o Ensino Médio indicados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). O objetivo foi identificar se os livros abordam os gêneros textuais e de que maneira são trabalhados. Para embasar a investigação foram utilizados vários teóricos que discutem os conceitos de gêneros textuais, entre eles citamos “Bakthin, Marcuschi e ao Caderno de Teoria e Prática 3 (TP3: Gêneros e Tipos Textuais) ”. Após a elaboração da fundamentação teórica, foram feitas análises quantitativas e qualitativas na coleção escolhida para firmar os gêneros como recurso no ensino de E/LE. A análise quantitativa consistiu em observar a incidência dos gêneros nos livros da coleção e a qualitativa buscou evidenciar as principais características dos gêneros encontrados, na coleção Enlaces, a partir dos estudos da nossa fundamentação teórica. O uso dos Gêneros Textuais é um processo de ensinoaprendizagem significativo. |
Abstract: | RESUMEN Este trabajo visa analizar los géneros textuales como recurso en la enseñanza del español. Para firmar esta investigación analizamos los géneros textuales en una colección de libros didácticos de lengua española vueltos para la Enseñanza Media indicados por el PNLD (Programa Nacional del Libro Didáctico). El objetivo fue identificar si los libros abordan los géneros textuales y de qué manera son trabajados. Para embazar la investigación fueron utilizados varios teóricos que discuten los conceptos de géneros textuales, entre ellos citamos “Bakthin, Marcuschi y al Cuaderno de Teoría y Práctica 3 (TP3: Géneros y Tipos Textuales)”. Después de la elaboración de la fundamentación teórica, fueron hechas análisis cuantitativos y cualitativos en la colección escogida para firmar los géneros como recurso en la enseñanza de E/LE. El análisis cuantitativo consistió en observar la incidencia de los géneros en los libros de la colección y la cualitativa buscó evidenciar las principales características de los géneros encontrados, en la colección Enlaces, a partir de los estudios de nuestra fundamentación teórica. El uso de los Géneros Textuales es un proceso de enseñanza-aprendizaje significativo. |
Palavras-chave: | Gênero Textual Ensino-aprendizagem Material didático |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28432 |
Data do documento: | 14-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiegoLuciodaSilvaCosta__TCC.pdf | TCC | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DiegoLuciodaSilvaCosta__TERMO.pdf | TERMO | 686,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons