Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2844
Tipo: TCC
Título: Aplicação da ferramenta Google Classroom para melhoria de desempenho pedagógico na disciplina de informática aplicada à contabilidade
Autor(es): Silva, Spartacus Sousa da
Primeiro Orientador: Clericuzi, Adriana Zenaide
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados referentes à aplicação de tecnologia como auxilio ao docente em sala de aula e ao educando dentro e fora do âmbito escolar. Utilizando-se da ferramenta Google Classroom como sistema de gerenciamento de aprendizagem na educação. O trabalho foi realizado na disciplina de informática aplica no curso de ciências contábeis na Universidade Federal da Paraíba campus IV, onde foi realizada a coleta de dados e informações sobre o uso da ferramenta para o desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa buscou identificar a compreensão e aceitação da ferramenta pela turma, e mostrar através de dados estatístico o ganho que ela proporcionou através da sua inserção na disciplina em relação ao semestre anterior. Os dados estatísticos mostram um aumento no rendimento escolar após o uso, melhorando os valores das medidas descritivas usadas para essa comparação, como a média, a moda, a mediana, o desvio padrão e o coeficiente de variância da turma em relação ao semestre passado, ganho de resultado observado através da praticidade que a ferramenta ofereceu. Por tanto os resultados apontaram uma aceitação pela turma como ferramenta de apoio, pontuando como a facilidade no acesso, satisfação no uso, forma de avaliação eletrônica, e participação de grupos dentre outras
Abstract: This article presents the results of the application of technology as na aid to teaching in the classroom and the student inside and outside the school environment. Using Google Classroom tool as a learning management system in education. The work was carried out in the computer discipline applies in the accountancy course at Federal University of Paraíba campus IV, where the collection of data and information on the use of the tool for the development of this work was carried out. The survey sought to identify the understanding and acceptance of the tool by the class, and show through statistical data the gain that it has provided through its inclusion in the discipline over the previous semester. Statistical data show na increase in school performance after use,, improving the descriptive measures values used for this comparison, as the average fashion, median, standard deviation and the class variance coefficient over that last six months, gain results observed by practicality that the tool offered. Therefore the results indicated na acceptance by the group as support tool, punctuating the ease of access, satisfaction in use, form of electronic evaluation, and participation of groups among others.
Palavras-chave: Sistema de gerenciamento da aprendizagem
Desempenho escolar
Google Classroom - Ferramenta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2844
Data do documento: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSS22062016.pdf478,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons