Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Roberto de Jesus dos-
dc.date.accessioned2023-09-21T12:20:21Z-
dc.date.available2023-09-21T12:20:21Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28463-
dc.description.abstractTraditionally, when one thinks of quality versus work, one thinks of quality 'at work', aiming, therefore, at the physical and mental safeguard of the worker. However, for the development of this research, we elaborated the following question: what are the implications of adopting quality OF work instead of quality AT work in the context of teaching activity? From this question posed, we established as objective to understand the categories work and teaching as work in the context of Applied Linguistics, going through a transdisciplinary trajectory. In methodological terms, this qualitative research consists of a theoretical articulation based on the Clinic of Activity, according to Clot (2013, 2017a, 2017b), among other authors. It can also be characterized as exploratory, since we seek a greater familiarity with the theme teacher work and its relationship with quality. Concerning the source and procedures, it is classified as a bibliographic study. Finally, we come to a position that advocates for the quality of work instead of quality at work, because this turn raises the promotion of an existential activism in the worker, providing transformation in his environment and in himself, besides the pride of being who he is.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-09-21T12:20:08Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - RobertodeJesusdosSantos__TCC.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5) 30 - RobertodeJesusdosSantos__TERMO.pdf: 211247 bytes, checksum: 2ab6b8cd1fe570e32c4b3812cf7f7510 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-09-21T12:20:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - RobertodeJesusdosSantos__TCC.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5) 30 - RobertodeJesusdosSantos__TERMO.pdf: 211247 bytes, checksum: 2ab6b8cd1fe570e32c4b3812cf7f7510 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T12:20:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - RobertodeJesusdosSantos__TCC.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5) 30 - RobertodeJesusdosSantos__TERMO.pdf: 211247 bytes, checksum: 2ab6b8cd1fe570e32c4b3812cf7f7510 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectQualidade do trabalhopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectClínica da Atividadept_BR
dc.titleQualidade na ou da docência como trabalho? uma trajetória transdisciplinarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoTradicionalmente, quando se pensa em qualidade versus trabalho, se pensa a qualidade ‘no trabalho’, visando, portanto, a salvaguarda física e mental do trabalhador. Porém, para o desenvolvimento desta pesquisa, elaboramos a seguinte pergunta: quais são as implicações de adotarmos a qualidade DO trabalho ao invés da qualidade NO trabalho no contexto da atividade docente? A partir dessa questão posta, estabelecemos como objetivo compreender as categorias trabalho e docência como trabalho no contexto da Linguística Aplicada, percorrendo uma trajetória transdisciplinar. Em termos metodológicos, esta pesquisa de cunho qualitativo consiste numa articulação teórica baseada na Clínica da Atividade, conforme CLOT (2013, 2017a, 2017b), entre outros autores. Ela também pode ser caracterizada como exploratória, já que buscamos uma maior familiaridade com o tema o trabalho docente e sua relação com a qualidade. No que se relaciona à fonte e aos procedimentos, ela se classifica como um estudo bibliográfico. Chegamos, finalmente, a um posicionamento que advoga em prol da qualidade do trabalho ao invés da qualidade no trabalho, pois essa virada suscita a promoção de um ativismo existencial no 4 trabalhador, proporcionando transformação em seu meio e em si mesmo, além do orgulho de ser quem é.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
30 - RobertodeJesusdosSantos__TCC.pdfTCC978,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30 - RobertodeJesusdosSantos__TERMO.pdfTERMO206,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons