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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28474
Tipo: Dissertação
Título: A autonomia do educando proposta por Paulo Freire a partir de uma prática de leitura dramática na educação básica da Escola Municipal Antenor Navarro em João Pessoa - Paraíba
Autor(es): Oliveira, Roberlene Cavalcante de
Primeiro Orientador: Coelho, Paula Alves Barbosa
Resumo: Este trabalho reflete sobre um processo de oficinas de teatro com o tema de leitura dramática desenvolvido na escola no contra turno nas aulas de Arte em uma escola pública da cidade de João Pessoa. As proposições de “leitura crítica” e de “protagonismo do leitor” da teoria de Paulo Freire formam o eixo condutor. A proposta se vale dos procedimentos utilizados em leituras dramática como forma de ensino-aprendizagem na educação básica tendo como grupo focal dez estudantes do 9º ano. O objetivo é analisar como a prática da leitura dramática pode contribuir para o enriquecimento da construção criativa, bem como para a interpretação de texto. A abordagem metodológica de estudo denota-se como qualitativa a partir de pesquisa de campo. São analisadas dez oficinas realizadas no primeiro semestre letivo de 2022, seguindo uma tríade de ações: aquecimento com jogos cênicos; leitura dramática de textos teatrais trazidos pela turma e escritos pelos próprios discentes; rodas de conversas com debates orais e registros escritos das impressões dos educandos sobre cada encontro. A partir disto, conclui-se que a prática da leitura dramática pode contribuir para o enriquecimento da construção criativa e da interpretação de texto, tendo em vista que, ao final da pesquisa foi observada uma maior confiança dos educandos no seu potencial, resultando em um aprendizado mais significativo.
Abstract: This work reflects on a process of theater workshops with the theme of dramatic reading developed at school in the counter shift in Art classes at a public school in the city of João Pessoa. The propositions of “critical reading” and “protagonism of the reader” of Paulo Freire's theory form the guiding axis. The proposal makes use of the procedures used in dramatic readings as a way of teaching and learning in basic education, having ten 9th grade students as a focus group. The objective is to analyze how the practice of dramatic reading can contribute to the enrichment of creative construction, as well as to text interpretation. The methodological approach of the study is characterized as qualitative based on field research. Ten workshops held in the first semester of 2022 are analyzed, following a triad of actions: warm-up with scenic games; dramatic reading of theatrical texts brought by the class and written by the students themselves; rounds of conversations with oral debates and written records of the students' impressions of each meeting. From this, it is concluded that the practice of dramatic reading can contribute to the enrichment of the creative construction and the interpretation of the text, considering that, at the end of the research, a greater confidence of the students in their potential was observed, resulting in a more meaningful learning.
Palavras-chave: Leitura dramática
Teatro na educação
Ensino aprendizagem
Dramatic reading
Theater in education
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28474
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

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