Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28512| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Interface Fonoaudiologia e pedagogia do ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual |
| Título(s) alternativo(s): | Fonoaudiology interface and pedagogy of teaching and learning of students with intellectual disability |
| Autor(es): | Lima, Raffaella Pereira de Alves, Giorvan Ânderson dos Santos (Orientador) Delgado, Isabelle Cahino (Coorientadora) |
| Resumo: | Objetivo: avaliar a repercussão do trabalho realizado com seqüências didáticas em turma EJA inclusiva, com a inserção de diferentes gêneros textuais na interface da fonoaudiologia com a pedagogia, na concepção da aprendizagem de habilidades e competências dentro do eixo de leitura, estabelecidas pelo Ministério da Educação paralelamente com outras instâncias do setor educacional, como o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecem diretrizes, metas e estratégias para vigência do plano educacional. Métodos: Participaram de forma voluntária 15 indivíduos jovens e adultos com deficiência intelectual de ambos os gêneros entre 15:0 e 27:11 anos de idade. A avaliação ficou organizada em duas etapas dentro do semestre escolar, em pré e pós as seqüências didáticas, onde na primeira etapa foi realizada a sondagem dos níveis de escrita e a primeira aplicação do protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas, a pós foi realizada a aplicabilidade de seqüências didáticas onde os indivíduos vivenciaram experimentos práticos educacionais, baseados em variados gêneros literários. Resultados: Ao se comparar o desempenho dos estudantes nos dois momentos do estudo (Tabela 1), observou-se que eles apresentaram uma melhora significativa no rendimento nas provas de escrita do alfabeto (p=0,001), cópia de formas (p=0,003), escrita sob ditado de palavras (p=0,014) e pseudopalavras (p=0,002), e na repetição de números em ordem aleatória (p=0,008). Conclusão: As seqüências didáticas demonstrou o perfil inicial dos escolares em suas competências e habilidades ainda a serem desenvolvidas, bem como após as seqüências foi possível observar avanços significativos das habilidades e competências dentro do eixo de leitura. |
| Abstract: | "Não consta [...]" |
| Palavras-chave: | Linguagem escrita Habilidades e competências Seqüência didática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28512 |
| Data do documento: | 15-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RPL21062018.pdf | 425,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
