Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28512
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Interface Fonoaudiologia e pedagogia do ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Fonoaudiology interface and pedagogy of teaching and learning of students with intellectual disability
Autor(es): Lima, Raffaella Pereira de
Alves, Giorvan Ânderson dos Santos (Orientador)
Delgado, Isabelle Cahino (Coorientadora)
Resumo: Objetivo: avaliar a repercussão do trabalho realizado com seqüências didáticas em turma EJA inclusiva, com a inserção de diferentes gêneros textuais na interface da fonoaudiologia com a pedagogia, na concepção da aprendizagem de habilidades e competências dentro do eixo de leitura, estabelecidas pelo Ministério da Educação paralelamente com outras instâncias do setor educacional, como o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecem diretrizes, metas e estratégias para vigência do plano educacional. Métodos: Participaram de forma voluntária 15 indivíduos jovens e adultos com deficiência intelectual de ambos os gêneros entre 15:0 e 27:11 anos de idade. A avaliação ficou organizada em duas etapas dentro do semestre escolar, em pré e pós as seqüências didáticas, onde na primeira etapa foi realizada a sondagem dos níveis de escrita e a primeira aplicação do protocolo de avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas, a pós foi realizada a aplicabilidade de seqüências didáticas onde os indivíduos vivenciaram experimentos práticos educacionais, baseados em variados gêneros literários. Resultados: Ao se comparar o desempenho dos estudantes nos dois momentos do estudo (Tabela 1), observou-se que eles apresentaram uma melhora significativa no rendimento nas provas de escrita do alfabeto (p=0,001), cópia de formas (p=0,003), escrita sob ditado de palavras (p=0,014) e pseudopalavras (p=0,002), e na repetição de números em ordem aleatória (p=0,008). Conclusão: As seqüências didáticas demonstrou o perfil inicial dos escolares em suas competências e habilidades ainda a serem desenvolvidas, bem como após as seqüências foi possível observar avanços significativos das habilidades e competências dentro do eixo de leitura.
Abstract: "Não consta [...]"
Palavras-chave: Linguagem escrita
Habilidades e competências
Seqüência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28512
Data do documento: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPL21062018.pdf425,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons