Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Karla Rayanne da-
dc.date.accessioned2023-09-26T17:36:51Z-
dc.date.available2023-09-26T17:36:51Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28516-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-09-26T17:36:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KRS26092023.pdf: 502246 bytes, checksum: 63c92ccfbe2dc8a05e196219f3bc0561 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T17:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KRS26092023.pdf: 502246 bytes, checksum: 63c92ccfbe2dc8a05e196219f3bc0561 (MD5) Previous issue date: 2023-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectAprendizagem experiencialpt_BR
dc.subjectPrograma de monitoria - UFPBpt_BR
dc.titleMonitoria como caminho à prática docente: experiências de alunos monitores à luz da aprendizagem experiencialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.description.resumoA monitoria acadêmica é a oportunidade de o estudante universitário experienciar atividades de ensino, aproximando-o da docência. O monitor participa e coopera com o professor a fim de atender as demandas dos alunos participantes da disciplina, enquanto vivencia a prática docente desde o seu planejamento até a sua execução, tudo isso de modo supervisionado. A partir das experiências vividas no programa de monitoria da UFPB espera-se alcançar cinco objetivos, dentre eles estão a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação, presenciais ou a distância e despertar no aluno o interesse pela carreira docente. Assim, esse trabalho tem o objetivo de compreender, fundamentado na TAE, como os discentes do curso de graduação em Administração percebem o desenvolvimento das suas habilidades de prática docente por meio da monitoria acadêmica. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa básica, a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Experiencial, a fim de correlacionar ao processo vivenciado as etapas do ciclo de aprendizagem (Kolb, 2018): Experiência Concreta, Observação Reflexiva, Conceitualização Abstrata e Experimentação Ativa. Conclui-se a partir dos relatos que o processo de experiencial proposto levou os indivíduos a concluir o ciclo de aprendizagem. O estudo contribui para a percepção da necessidade de depreender atividades práticas aos monitores acadêmicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRS26092023.pdf490,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons