Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28516
Tipo: TCC
Título: Monitoria como caminho à prática docente: experiências de alunos monitores à luz da aprendizagem experiencial
Autor(es): Silva, Karla Rayanne da
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: A monitoria acadêmica é a oportunidade de o estudante universitário experienciar atividades de ensino, aproximando-o da docência. O monitor participa e coopera com o professor a fim de atender as demandas dos alunos participantes da disciplina, enquanto vivencia a prática docente desde o seu planejamento até a sua execução, tudo isso de modo supervisionado. A partir das experiências vividas no programa de monitoria da UFPB espera-se alcançar cinco objetivos, dentre eles estão a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação, presenciais ou a distância e despertar no aluno o interesse pela carreira docente. Assim, esse trabalho tem o objetivo de compreender, fundamentado na TAE, como os discentes do curso de graduação em Administração percebem o desenvolvimento das suas habilidades de prática docente por meio da monitoria acadêmica. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa básica, a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Experiencial, a fim de correlacionar ao processo vivenciado as etapas do ciclo de aprendizagem (Kolb, 2018): Experiência Concreta, Observação Reflexiva, Conceitualização Abstrata e Experimentação Ativa. Conclui-se a partir dos relatos que o processo de experiencial proposto levou os indivíduos a concluir o ciclo de aprendizagem. O estudo contribui para a percepção da necessidade de depreender atividades práticas aos monitores acadêmicos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Monitoria acadêmica
Aprendizagem experiencial
Programa de monitoria - UFPB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28516
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRS26092023.pdf490,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons