Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28516| Tipo: | TCC |
| Título: | Monitoria como caminho à prática docente: experiências de alunos monitores à luz da aprendizagem experiencial |
| Autor(es): | Silva, Karla Rayanne da |
| Primeiro Orientador: | Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo |
| Resumo: | A monitoria acadêmica é a oportunidade de o estudante universitário experienciar atividades de ensino, aproximando-o da docência. O monitor participa e coopera com o professor a fim de atender as demandas dos alunos participantes da disciplina, enquanto vivencia a prática docente desde o seu planejamento até a sua execução, tudo isso de modo supervisionado. A partir das experiências vividas no programa de monitoria da UFPB espera-se alcançar cinco objetivos, dentre eles estão a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação, presenciais ou a distância e despertar no aluno o interesse pela carreira docente. Assim, esse trabalho tem o objetivo de compreender, fundamentado na TAE, como os discentes do curso de graduação em Administração percebem o desenvolvimento das suas habilidades de prática docente por meio da monitoria acadêmica. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa básica, a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Experiencial, a fim de correlacionar ao processo vivenciado as etapas do ciclo de aprendizagem (Kolb, 2018): Experiência Concreta, Observação Reflexiva, Conceitualização Abstrata e Experimentação Ativa. Conclui-se a partir dos relatos que o processo de experiencial proposto levou os indivíduos a concluir o ciclo de aprendizagem. O estudo contribui para a percepção da necessidade de depreender atividades práticas aos monitores acadêmicos. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Monitoria acadêmica Aprendizagem experiencial Programa de monitoria - UFPB |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28516 |
| Data do documento: | 31-Mai-2023 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KRS26092023.pdf | 490,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
