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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28528
Tipo: TCC
Título: Modelo de crenças em saúde e HIV: análise dos fatores de influência do uso de preservativo masculino à luz do marketing social
Autor(es): Silva, Werlleson Willer Moura
Primeiro Orientador: Carvalho, Diana Lucia Teixeira de
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é identificar fatores que influenciam o comportamento preventivo de uso de preservativo masculino. Como objetivos específicos, foram definidos: (i) analisar e compreender como os fatores de influência contribuem e suportam ações à luz do marketing social; (ii) sugerir formas de aplicação do conceito e ferramentas de marketing social para a problemática do uso de preservativo masculino. Sendo assim, partindo de uma revisão de literatura, o Modelo de Crenças em Saúde foi escolhido como ponto de partida para entender os fatores e crenças individuais dos homens em relação ao uso do preservativo; em seguida, foram escolhidos os construtos que embasaram as hipóteses deste estudo. A etapa de levantamento de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado aplicado virtualmente, o que resultou em uma amostra de 136 respondentes válidos. Na análise, foram realizados procedimentos de análise de mensuração, extração das medidas descritivas e de associação e, por fim, uma modelagem de equações estruturais para verificação das hipóteses. Como resultados, verificou-se que há uma influência das percepções de gravidade em não usar preservativo e dos benefícios do seu uso na intenção de usá-lo; adicionalmente, foi evidenciada uma relação negativa diante da intenção do uso de preservativo. Ainda, verificou-se que a motivação e as crenças em saúde não foram reafirmadas como antecedentes da intenção do comportamento preventivo. Por fim, a intenção de usar preservativo foi reafirmada como antecedente ao comportamento preventivo de fato. Adicionalmente, foram sugeridas formas de aplicação do marketing social frente a problemática do HIV nos diversos níveis de sociedade, além de proposições de futuros estudos envolvendo esta temática
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Sistema de marketing
Marketing social
Modelo de crenças em saúde
Saúde do homem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28528
Data do documento: 1-Jun-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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