Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28541| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Análise comparativa da percepção dos discentes do ensino médio de escola pública e privada sobre o estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de ciências contábeis |
| Autor(es): | Santos, Gelyel Estevan dos |
| Resumo: | O artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa da percepção dos discentes do terceiro ano do ensino médio de escola pública e privada sobre estereótipo do profissional contábil e os motivadores de escolha para o curso de Ciências Contábeis. Foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, em campo e de caráter exploratório na cidade de Guarabira-PB. Para descobrir a perspectiva dos alunos em relação a essas questões, foi criado um questionário para ser respondido presencialmente, aplicando 330 questionários nas escolas de ensino médio da cidade de Guarabira. Foi utilizado no estudo a aplicação dos questionários junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas e particulares. Assim, buscou-se compreender quais são os estereótipos e percepções que a sociedade tem sobre a profissão contábil, bem como a influência da família, amigos, classe social e cultura na escolha do futuro profissional pelos jovens. Os dados foram tratados no software IBM SPSS Statistics Versão 23.0® e no Microsoft Excel®. A pesquisa revelou que os estudantes do ensino médio têm uma percepção positiva de que o curso tenha bom retorno financeiro no futuro com boas oportunidades de emprego, mas, em contraponto não tendem a escolher o curso como primeira opção. A análise da amostra revelou que algumas situações relacionadas à profissão ainda são desconhecidas pelos participantes, e se constatou a presença de lenda e estereótipos previamente identificados por outros estudos referenciados no artigo. Concluiu-se que para promover a divulgação e valorização da profissão, é fundamental que as instituições de ensino superior e os órgãos representativos, como sindicatos e conselhos de classe, trabalhem juntos para elaborar estratégias eficazes. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ciências contábeis Ensino médio Estereótipo Influência na escolha |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28541 |
| Data do documento: | 5-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GelyelEstevandosSantos__TCC.pdf | TCC | 900,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| GelyelEstevandosSantos__TERMO.pdf | TERMO | 198,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
