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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28582
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prevalência de sintomas de ansiedade em estudantes de Fonoaudiologia
Autor(es): Costa, Amanda Domingos da
Andrade, Michelly Santos de (Orientadora)
Carneiro, Ana Lúcia Basílio (Coorientadora0
Resumo: Objetivo: identificar a prevalência de sintomas de ansiedade entre estudantes de fonoaudiologia de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Método: pesquisa de abordagem quantitativa, tipo corte transversal e de natureza descritiva, conduzido com 140 estudantes de fonoaudiologia do 1º ao 8º período. Os dados foram obtidos entre agosto e setembro de 2019, por meio da aplicação de um questionário (aspectos sociodemográficos e história de saúde), do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) – escala de estado - e do Inventário de Ansiedade BECK (BAI), sendo armazenados e analisados no programa EPIINFO (7.2.3.1). Resultado: a prevalência de ansiedade disfuncional (níveis médio e alto, segundo IDATE) encontrada nessa população foi alta (79%). Detectou-se ainda a ocorrência de sintoma de ansiedade, ainda que em grau leve, em 31% dos estudantes, destacando-se o nervosismo e a incapacidade de relaxar. Ainda foram observadas variações na prevalência de sintomas de ansiedade entre o 3º e o 7º período, com grau moderado (38%) e mínimo de ansiedade (26%), respectivamente, apesar da autopercepção de saúde positiva ter sido referida por mais da metade dos estudantes. Conclusão: a ocorrência de ansiedade em níveis não aceitáveis, identificada nesse estudo, possibilitará melhor manejo desse agravo pelos membros da comunidade acadêmica (discentes e docentes), com a criação de estratégias de intervenção, que envolvam, dentre outras, a prevenção e/ou controle dos sintomas associados, sendo este um importante passo para a minimização dos efeitos negativos que a ansiedade pode causar à saúde mental, e por consequência, ao desempenho acadêmico, no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dos futuros profissionais em fonoaudiologia.
Abstract: Objective: to identify the prevalence of anxiety symptoms among speech-language students in a public higher education institution. Method: a quantitative cross-sectional descriptive research conducted with 140 speech-language students from the 1st to the 8th period. Data were obtained between August and September 2019 by applying a questionnaire (sociodemographic aspects and health history), the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) - state scale - and the BECK Anxiety Inventory (BAI), being stored and analyzed in the EPIINFO program (7.2.3.1). Result: the prevalence of dysfunctional anxiety (medium and high levels, according to STAI) found in this population was high (79%). It was also detected the occurrence of anxiety symptom, albeit mild, in 31% of the students, highlighting the nervousness and the inability to relax. Variations in the prevalence of anxiety symptoms were also observed between the 3rd and 7th period, with moderate (38%) and minimum anxiety (26%), respectively, although more than half of the positive self-rated health was reported students. Conclusion: the occurrence of anxiety at unacceptable levels, identified in this study, will enable better management of this problem by members of the academic community (students and teachers), with the creation of intervention strategies that involve, among others, prevention and/or control of associated symptoms, which is an important step in minimizing the negative effects that anxiety can have on mental health and, consequently, on academic performance, regarding the teaching-learning process of future speech-language professionals.
Palavras-chave: Saúde Mental
Ansiedade
Saúde do Estudante
Educação Superior
Fonoaudiologia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28582
Data do documento: 23-Set-2009
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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