Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise da atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Oliveira, Danielle Andrade de Trigueiro, Janaína von Söhsten (Orientadora) Delgado, Isabelle Cahino Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa |
Resumo: | A Fonoaudiologia Educacional é uma especialidade da Fonoaudiologia que visa realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem. relacionadas à sua área de conhecimento, além de elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos melhorando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo objetivou analisar a atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB. O estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, que foi desenvolvido nas sedes dos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde da Família (USFs) e consultórios fonoaudiológicos, no entanto integraram a amostra sete profissionais que atenderam os seguintes critérios de inclusão: possuir graduação em Fonoaudiologia; atuar junto à Educação pública ou privada; ter registro profissional na 4ª região do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia; aceitar participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para analisar o material empírico foram utilizados os fundamentos da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Dentre os sete fonoaudiólogos que participaram da pesquisa, a maioria é do gênero feminino e possui uma média de idade de 35 anos. As atividades desenvolvidas apontadas pelos fonoaudiólogo entrevistados foram a triagem, palestras, avaliações individuais, orientação familiar. Elecaram fragilidades na disciplina cursada durante formação acadêmica e elencaram a importância do trabalho fonoaudiológico nas escolas, promovendo prevenção de futuros distúrbios da comunicação. Conclui-se, a partir dos resultados, que o trabalho do fonoaudiólogo é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e para o crescimento da escola, trazendo maior visibilidade para o ambiente escolar. |
Abstract: | "Não consta [...]". |
Palavras-chave: | Fonoaudiologia Educação Saúde escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589 |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAO01102019.pdf | 461,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons