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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB
Autor(es): Oliveira, Danielle Andrade de
Trigueiro, Janaína von Söhsten (Orientadora)
Delgado, Isabelle Cahino
Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa
Resumo: A Fonoaudiologia Educacional é uma especialidade da Fonoaudiologia que visa realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem. relacionadas à sua área de conhecimento, além de elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos melhorando, assim, o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo objetivou analisar a atuação de fonoaudiólogos em escolas públicas e privadas no município de João Pessoa-PB. O estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, que foi desenvolvido nas sedes dos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde da Família (USFs) e consultórios fonoaudiológicos, no entanto integraram a amostra sete profissionais que atenderam os seguintes critérios de inclusão: possuir graduação em Fonoaudiologia; atuar junto à Educação pública ou privada; ter registro profissional na 4ª região do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia; aceitar participar da pesquisa e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para analisar o material empírico foram utilizados os fundamentos da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: Dentre os sete fonoaudiólogos que participaram da pesquisa, a maioria é do gênero feminino e possui uma média de idade de 35 anos. As atividades desenvolvidas apontadas pelos fonoaudiólogo entrevistados foram a triagem, palestras, avaliações individuais, orientação familiar. Elecaram fragilidades na disciplina cursada durante formação acadêmica e elencaram a importância do trabalho fonoaudiológico nas escolas, promovendo prevenção de futuros distúrbios da comunicação. Conclui-se, a partir dos resultados, que o trabalho do fonoaudiólogo é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e para o crescimento da escola, trazendo maior visibilidade para o ambiente escolar.
Abstract: "Não consta [...]".
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Educação
Saúde escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28589
Data do documento: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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