Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2861| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso do texto literário em sala de aula através da contação de histórias: trabalhando o pequeno príncipe |
| Autor(es): | Silva, Juan Barreto de Brito |
| Primeiro Orientador: | Venâncio, Karina Chianca |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a contação de histórias (técnica narrativa oriunda das artes cênicas) pode ser considerada uma importante ferramenta pedagógica, pois apresenta o texto literário de uma maneira lúdica, mais atraente para o aluno que não tem o hábito da leitura. Apoiamo-nos em estudos elaborados por professores-pesquisadores brasileiros que contribuíram de forma expressiva com seus escritos para a área da educação. Desenvolvemos nosso corpus a partir da obra O pequeno príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, relatando a metodologia sugerida para se trabalhar em sala de aula uma obra literária na íntegra, explorando e discutindo seus aspectos socio-histórico-culturais. Utilizamos o clássico da literatura infanto-juvenil mundial para discorrer sobre a ancestral prática da contação, analisando suas possibilidades didáticas. |
| Abstract: | Ce travail vise démontrer comment raconter des histoires (technique narrative provenant des arts scéniques) représente un outil pédagogique important, présentant le texte littéraire d'une manière ludique, plus attrayante pour l'apprenant qui n'a pas l'habitude de la lecture. Pour cela, nous nous appuyons sur des études élaborées par des enseignants-chercheurs brésiliens qui ont contribué de manière significative dans le domaine de l'éducation. Nous développons notre corpus à partir de l’oeuvre Le Petit Prince, de l'auteur français Antoine de Saint- Exupéry, pouvant ainsi rendre compte de la méthodologie suggérée pour travailler en salle de classe une oeuvre littéraire dans son ensemble, explorant et discutant des aspects sociohistoriques et culturels. Nous utilisons le classique de la littérature mondiale pour analyser les possibilités didactiques, utilisant l'ancienne pratique de raconter des histoires. |
| Palavras-chave: | Literatura Contação de histórias Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2861 |
| Data do documento: | 22-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JBBS22022016.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
