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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2863
Tipo: TCC
Título: Evasão escolar: motivações para retornar aos estudos na modalidade de educação de jovens e adultos
Autor(es): Neves, Livia Helena de Araújo
Silva, Nathalia Roberta Bezerra da
Sales, Willams de Oliveira
Primeiro Orientador: Miranda, Maria da Conceição Gomes de
Resumo: Este trabalho discute sobre o contexto histórico da educação de jovens e adultos, desde os movimentos educacionais que surgiram na década 50, passando pelas politicas públicas que contribuíram para o reconhecimento da EJA. E o tema desta pesquisa tem como foco a discussão e analise sobre evasão escolar e as motivações para os sujeitos que estudaram no ensino fundamental regular e retornam para a sala de aula, agora na educação de jovens e adultos. Essa pesquisa foi realizada através de métodos, como a pesquisa de campo, pesquisa documental, estudo de caso, pesquisa qualitativa e quantitativa, e que através destes métodos, podemos colher conteúdo que desse um maior embasamento na fundamentação teórica, e em conjunto através de entrevista e questionário que realizamos ,conhecemos melhor o perfil de cada aluno, e obter depoimentos destes alunos enquanto alunos do ensino básico e hoje como alunos da educação de jovens e adultos. Através da analise de conteúdo, podemos investigar cada parte estrutural dos textos, para trazer uma compreensão mais clara e interpretativa, para uma melhor interpretação e entendimento. Assim compreendendo a que a evasão escolar não esta somente interligada com questões sociais, mas relacionadas a outros fatores, como econômicos, políticos, psicológicos e ate emocionais, compreendendo a ressignificação dos estudos para os alunos, que evadiram no ensino fundamental e que retornaram para a educação de jovens e adultos.
Abstract: This research work focus on the discussion and analysis of the school dropout of the individuals who took regular elementary and junior high school and the reasons that made them go back to the classroom, now following the young and adult‟s education (EJA) system. As it comes to what composes its theoretical basis, we discussed the conceptions of school dropout, the young and adult‟s education historical context, since the educational movements which started in the 50‟s, passing through the public policies that contributed to the EJA recognition as a type of education. The current research was carried out through a field research, document research, being qualitative in its kind, so that it has developed a case study in order to do so, thus observing and using quantitative data as well. We chose the interview and the participants‟ questionnaire as our techniques to collect data, in order to get to know the students‟ profiles better and obtain their testimonials while students who had left elementary and junior high school, and nowadays as participants of the youth and adult‟s education. We adopted Bardin(1977)‟s content analysis so as to analyze the results, and thus we found out that school dropout is not only connected to social matters, but also related to other factors, such as economic, political, psychological and even emotional ones, thus understanding the resignification of studying for those who once left elementary and junior high school and went back to school in the young and adult‟s education system.
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2863
Data do documento: 21-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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