Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2865| Tipo: | TCC |
| Título: | Expressão oral em língua francesa: uma interseção com habilidades sociais educativas |
| Autor(es): | Vasconcelos, Maria Helena Venâncio de |
| Primeiro Orientador: | Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos |
| Resumo: | A importância da emissão de comportamentos socialmente hábeis durante as interações educativas formais, focalizando o polo do aprendiz, é apresentada através desse estudo, cujo objetivo é analisar os efeitos da exibição ou não de determinadas Habilidades Sociais Educativas (HSE), subcategoria das Habilidades Sociais, durante a Expressão Oral (EO) como conteúdo conceitual/procedimental. Para tanto, recorreu-se à realização de entrevistas, com roteiro previamente elaborado, tendo graduandas do curso de Letras (Francês) da Universidade Federal da Paraíba como participantes. A transcrição literal e posterior categorização das respostas obtidas forneceram subsídios para a análise dos efeitos da exibição de cinco HSE na EO em Língua Francesa (LF). Os resultados indicam que determinadas habilidades apresentadas, ou não, nos momentos de EO em classe de LF são permeadas de emoções que influenciam os comportamentos das alunas. Dessa maneira, atentamos para a relevância das HSE como instrumento benéfico aos estudantes de LF e, muito provavelmente, de qualquer outro idioma. |
| Abstract: | A travers cette étude nous avons l’intention de présenter la place et l’importance du constat des comportements socialement habiles pendant les interactions éducatives formelles, ciblant l’apprenant dans son contexte réel, au sein de la salle de classe et pendant son processus d’enseignement-apprentissage. Notre objectif est d’analyser les effets de la présence ou non des Habilités Sociales Educatives (HSE) spécifiques, des Habilités Sociales, pendant l’Expression Orale (EO) comme un contenu conceptuel/procédural. Pour réaliser notre travail de recherche, nous appliquons des entretiens à des étudiants en Lettres (mention Langue Française) de l’Université Fédérale de Paraíba, leur soumettant une liste des questions prédéfinies par l’enquêteur.. La transcription des entretiens devient ainsi une catégorisation des réponses obtenues. Nous fournissons des conditions pour analyser les résultats de l’apparition exhibition des cinq HSE dans EO en Langue Française (LF). Les résultats obtenus devraient nous indiquer s’il existe des habilités présentes, ou non, pendant les moments d’EO, en classe de LF. Ces moments suscitent, nous paraît-il, des émotions qui influencent sur les comportements des apprenants. De cette façon, nous examinons (considérons) la pertinence des HSE comme un instrument bénéfique aux étudiants de LF et, probablement pour ceux d’autres langues étrangères aussi. |
| Palavras-chave: | Língua francesa Expressão oral Habilidades sociais educativas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2865 |
| Data do documento: | 15-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MHVV22022015.pdf | 649,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
