Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2868
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição do supervisor escolar no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos
metadata.dc.creator: Dantas, Fabrícia Moreira Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Salgueiro, Marilene
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tatiana de Medeiros
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar reflexões sobre a importância da contribuição do supervisor escolar no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos, auxiliando nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da EJA. Trata-se de um estudo bibliográfico, o qual trouxe discussões sobre a educação de adultos no país e a contribuição da supervisão escolar no processo de alfabetização e letramento dos jovens e adultos. Os resultados mostraram que a atuação do supervisor escolar é de grande importância para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na EJA, auxiliando na formação permanente de alfabetizadores e na criação de programas compatíveis às necessidades dos jovens e adultos, valorizando os saberes prévios e a diversidade cultural destes alunos. Portanto, pode-se concluir que o supervisor escolar, ao desenvolver ações intervencionistas junto a professores e gestores, contribui para o processo de alfabetização e letramento de jovens e adultos, criando múltiplas e variadas oportunidades de aprendizagem para os alunos, favorecendo o desenvolvimento pessoal e a construção da cidadania.
Abstract: This research paper aimed to reflect upon the importance of the contributions made by the school supervisor in the literacy of young people and adults, assisting in teaching practices developed by adult education teachers. This bibliographic study brought discussions about adult education in the country as well as the contribution of school supervision in literacy of young people and adults. The results showed that the performance of the school supervisor is of great importance for the improvement of the teaching-learning process in adult education, assisting in continuing education for literacy, making it compatible to the needs of youth and adult programs, valuing prior knowledge and cultural diversity of students. Therefore, one can conclude that the school supervisor, developing interventionist actions with teachers and administrators, contributes to the process of literacy of young people and adults, creating multiple and varied learning opportunities for students, promoting personal development and the construction of citizenship.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Supervisão escolar
Alfabetização - letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2868
Issue Date: 28-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FMFD19092014.pdf212,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.