Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28689
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Avaliação simplificada do processamento auditivo central em escolares com e sem queixa de leitura |
Autor(es): | Souza, Luana Natana Faustino Tavares de Rosa, Marine Raquel Diniz da (Orientadora) |
Resumo: | Objetivo: Comparar o desempenho da avaliação simplificada do Processamento Auditivo Central e SAB de escolares com e sem queixa de leitura. Métodos: O delineamento da pesquisa foi documental retrospectivo e com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 40 escolares com faixa etária de 7 a 11 anos, atendidos na Clínica Escola de Audiologia da UFPB divididos em dois grupos: grupo I composto 24 escolares com queixa de leitura e grupo II com 16 escolares sem queixa de leitura. Os escolares foram submetidos à audiometria para pesquisa de limiares auditivos, à avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) e os responsáveis à aplicação do questionário Scale of Auditiry Behavior (SAB). Resultados: Dos 40 escolares 28 (70%) relataram dificuldade no PAC, através do questionário SAB. Existe correlação positiva e moderada entre a queixa de leitura e os resultados do questionário SAB (ρ=,479; p<0,01). No entanto, o questionário SAB não se correlaciona com os testes da triagem. Ao comparar os testes da avaliação simplificada em ambos os grupos houve diferença significativa no teste de Discriminação Auditiva (U=58,0, p<0,001). Conclusão: Não ocorreram relações significantes entre o questionário SAB e os testes da ASPA, portanto o SAB, na população avaliada não foi útil para o rastreio do TPAC, mas sim para o rastreio dos transtornos de leitura. O teste de Discriminação Auditiva mostrou diferença significativa entre os grupos com a queixa e sem queixa de leitura. |
Abstract: | Objective:To compare the performance of the simplified Central Auditory Processing and SAB assessment of students with and without reading complaints. Methods: The research design was retrospective documentary and quantitative approach. The sample consisted of 40 students aged 7 to 11 years, attended at the Clinical School of Audiology of UFPB divided into two groups: group I composed 24 students with reading complaint and group II with 16 students without reading complaint. The students underwent audiometry to search for hearing thresholds, the simplified auditory processing assessment (ASPA) and those responsible for applying the Scale of Auditiry Behavior (SAB) questionnaire. Results: Of the 40 students, 28 (70%) reported difficulty in PAC through the SAB questionnaire. There is a positive and moderate correlation between the reading complaint and the results of the SAB questionnaire (ρ =, 479; p <0.01). However, the SAB questionnaire does not correlate with screening tests. Comparing the simplified assessment tests in both groups, there was a significant difference in the Auditory Discrimination test (U = 58.0, p <0.001). Conclusion: There were no significant relationships between the SAB questionnaire and the ASPA tests, so the SAB in the evaluated population was not useful for screening for TPAC, but for screening for reading disorders. The Auditory Discrimination test showed significant difference between the groups with the complaint and without reading complaint. |
Palavras-chave: | Triagem Percepção Auditiva Escolares Transtorno de leitura. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28689 |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LNFTS04102019.pdf | 322,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons