Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28722
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down: percepções do professor |
Autor(es): | Coêlho, Mayara Lins de Holanda Delgado, Isabelle Cahino (Orientadora) |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções do professor sobre o processo de inclusão educacional de alunos com síndrome de Down (SD), que frequentam o ensino infantil e fundamental. Participaram oito professores de oito escolas, sendo quatro públicas e quatro privadas, na cidade de João pessoa – PB, com turmas que tinham alunos com síndrome de Down. No período da coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo treze perguntas subjetivas, direcionadas ao professor em sala de aula, discutindo sobre o processo de inclusão de tais alunos, assim como o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem da leitura e escrita. Então, a partir da descrição das respostas obtidas pelos professores, correlacionando-as aos achados teórico-científicos da área, foi possível uma melhor compreensão dos desafios e benefícios do processo da inclusão escolar de alunos com síndrome de Down. Os docentes mostraram-se dispostos a incluí-los adequadamente, prezando muito a questão social desses estudantes. Outro ponto levantado foi a necessidade do planejamento pedagógico, da adaptação de atividades e da importância de um mediador em sala de aula que possuem muitos alunos. Observou-se também a necessidade do fonoaudiólogo educacional inserido em uma Equipe Interdisciplinar para auxiliar os docentes, principalmente nas dificuldades encontradas em relação à linguagem oral e escrita de seus alunos. |
Abstract: | [Não consta...]. |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Educação inclusiva Fonoaudiologia educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28722 |
Data do documento: | 25-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLHC02102019.pdf | 316,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons