Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28725
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Levantamento bibliográfico acerca da educação de surdos no Brasil de 2014 a 2019
Autor(es): Silva, Rafael Lima da
Resumo: RESUMO: Este artigo tem por objetivo identificar as produções acadêmicas relativas à educação de pessoas surdas de 2014 a 2019. As pessoas surdas vêm ao passar dos tempos se firmando enquanto comunidade tanto no sentido cultural como também social, exigindo-se, portanto, através dos processos próprios uma educação voltada ao Surdo. MÉTODO: A relevância quando aos achados bibliográficos acerca da temática proposta se deu através de uma Revisão Integrativa, com abordagem qualitativa. Para a obtenção de dados a respeito desse estudo, realizou-se busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) para obtenção dos artigos usados neste trabalho. Visando a delimitação e o refinamento da pesquisa, foram incluídos somente artigos publicados nos últimos cinco anos de 2014 a 2019, no idioma português, sendo estes periódicos de acesso livre. RESULTADOS: na presente revisão foram encontrados 07 artigos 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 sendo 05 artigos de análise da situação histórica 13, 14, 15, 16 e 18, 01 de aporte teórico17 e 01 estudo sociointeracionista12, todos nacionais. CONSIDERAÇÕES: O estudo teve como principal temática a educação de surdos no brasil, evidenciamos que nos artigos elencados a ênfase em mostrar a história da educação de surdos desde do surgimento em 1857 com a fundação do INES e o marco histórico do congresso de Milão em 1880.Com isso abrindo margem para pensarmos se ainda é necessário que o povo Surdo se aproprie de sua história e mais ainda a necessidade de mostrar a população ouvinte o processo de dificuldade evidenciada e os avanços a posteriori em garantias de leis e uma evolução no processo de educação do povo Surdo.
Abstract: [Não consta...]
Palavras-chave: Educação de Surdos
LIBRAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28725
Data do documento: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RLS01102019.pdf436,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons