Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2873
metadata.dc.type: TCC
Title: A Intertextualidade na coleção Gramática Reflexiva, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
metadata.dc.creator: Silva, Rivaldo Bezerra Da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo monográfico tem o objetivo de analisar o fenômeno da intertextualidade nas atividades da coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental II, Gramática Reflexiva, de autoria de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães (2012). Este trabalho encontra-se fundamentado, sobretudo, nos aportes teóricos a respeito da intertextualidade de Koch, Bentes e Cavalcante (2008), que a classificam em temática, estilística, explícita e implícita. Quanto ao percurso metodológico, foram identificadas nos livros didáticos as atividades que tratam do fenômeno supracitado e, em seguida, foi analisado como essas atividades são exploradas nas obras. Ao término da análise, pudemos constatar a existência de um trabalho não tão satisfatório (no que toca à elaboração das atividades) com o fenômeno da intertextualidade, que se configura em um importante recurso no que se refere ao melhoramento da leitura, escrita e interpretação dos discentes, contribuindo, assim, para a formação de bons leitores.
Abstract: The present monographic study has the objective of analyzing the phenomenon of intertextuality in the activities of the textbook collection of Elementary School II, Reflective Grammar, written by William Roberto Cereja and Tereza Cochar Magalhães (2012). This work is based mainly on the theoretical contributions on the intertextuality of Koch, Bentes and Cavalcante (2008), who classify it in thematic, stylistic, explicit and implicit. As for the methodological path, the activities that deal with the phenomenon mentioned above were identified in the textbooks and then analyzed as these activities are explored in the works. At the end of the analysis, we could verify the existence of a not satisfactory work (with regard to the elaboration of activities) with the phenomenon of intertextuality, which is an important resource in the improvement of reading, writing and interpretation of Students, thus contributing to the formation of good readers.
Keywords: Intertextualidade
Livro didático
Ensino Fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2873
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBS18012017.pdf6,12 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons