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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28733| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação financeira e práticas do uso de cartões de credito: um estudo com discentes da UFPB |
| Autor(es): | Zuza, Antonio Fernando Oliveira Gonçalves |
| Primeiro Orientador: | Lucena, Wenner Gláucio Lopes |
| Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo identificar as práticas financeiras na utilização de crédito por meio dos cartões de pagamento e as necessidades de educação financeira dos alunos da UFPB. A metodologia aplicada é quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos utilizados foi pesquisa de campo. A amostra foi composta pelas 375 questionários. Os principais resultados foram: aproximadamente 11% da amostra da pesquisa são classificados como risco de má gestão de crédito, sendo composto na maioria por mulheres e de até 23 anos; a maioria do total da pesquisa possui um cartão de crédito até o primeiro ano na universidade; os pesquisados preferem receber informações sobre finanças através da internet e de um profissional financeiro; o baixo nível de conhecimento dos jovens é causado devido ao estágio inicial do ciclo de vida financeiro; os problemas do mau gerenciamento das dívidas de cartões de crédito incluem acumulo de dívidas, problemas financeiros, problemas emocionais e baixo desempenho acadêmico. |
| Abstract: | This study aimed to identify the financial practices in the usage of credit card by means of payment and the needs of financial education by UFPB’s student. The methodology is applied as the objective was exploratory and descriptive, and the procedure used was field research. The sample was composed of 375 questionnaires. The main results were: approximately 11% of the survey sample are classified as risk of poor credit management, consisting mostly of women and up to 23 years; the majority of the total survey has a credit card until the first year of university; respondents prefer to receive information on finance over the internet and a financial professional; the low level of knowledge of young people is caused due to the early stage of the financial life cycle; the problems of mismanagement of debts of credit cards include accumulation of debts, financial problems, emotional problems and low academic performance. |
| Palavras-chave: | Educação financeira Gestão financeira Práticas financeiras Discentes UFPB Cartão de crédito |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28733 |
| Data do documento: | 8-Ago-2014 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
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