Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2873
Tipo: | TCC |
Título: | A Intertextualidade na coleção Gramática Reflexiva, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães |
Autor(es): | Silva, Rivaldo Bezerra Da |
Primeiro Orientador: | Sousa, Socorro Cláudia Tavares de |
Resumo: | O presente estudo monográfico tem o objetivo de analisar o fenômeno da intertextualidade nas atividades da coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental II, Gramática Reflexiva, de autoria de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães (2012). Este trabalho encontra-se fundamentado, sobretudo, nos aportes teóricos a respeito da intertextualidade de Koch, Bentes e Cavalcante (2008), que a classificam em temática, estilística, explícita e implícita. Quanto ao percurso metodológico, foram identificadas nos livros didáticos as atividades que tratam do fenômeno supracitado e, em seguida, foi analisado como essas atividades são exploradas nas obras. Ao término da análise, pudemos constatar a existência de um trabalho não tão satisfatório (no que toca à elaboração das atividades) com o fenômeno da intertextualidade, que se configura em um importante recurso no que se refere ao melhoramento da leitura, escrita e interpretação dos discentes, contribuindo, assim, para a formação de bons leitores. |
Abstract: | The present monographic study has the objective of analyzing the phenomenon of intertextuality in the activities of the textbook collection of Elementary School II, Reflective Grammar, written by William Roberto Cereja and Tereza Cochar Magalhães (2012). This work is based mainly on the theoretical contributions on the intertextuality of Koch, Bentes and Cavalcante (2008), who classify it in thematic, stylistic, explicit and implicit. As for the methodological path, the activities that deal with the phenomenon mentioned above were identified in the textbooks and then analyzed as these activities are explored in the works. At the end of the analysis, we could verify the existence of a not satisfactory work (with regard to the elaboration of activities) with the phenomenon of intertextuality, which is an important resource in the improvement of reading, writing and interpretation of Students, thus contributing to the formation of good readers. |
Palavras-chave: | Intertextualidade Livro didático Ensino Fundamental |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2873 |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RBS18012017.pdf | 6,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons