Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28748
Tipo: TCC
Título: O balanced scorecard para a gestão e planejamento estratégico de uma franquia de bijouterias
Autor(es): Ramos, Márcio Jorge Pereira
Primeiro Orientador: Oliveira, Ionara Stéfani Viana de
Resumo: O objetivo deste trabalho foi discutir o sistema de gestão de desempenho baseado nos preceitos do Balanced Scorecard (BSC), modelo gerencial que traduz a missão e a visão das empresas que buscam ferramentas para composição do planejamento e gestão estratégica para auxiliar no processo de tomada de decisão. Este trabalho é um estudo de caso que busca identificar as contribuições que a aplicação do sistema de mensuração de desempenho BSC proporciona para a gestão e planejamento estratégico e operacional da Franquia Belle Bijou na cidade de João Pessoa-PB. Diante disso, em um primeiro momento foi realizado um estudo bibliográfico sobre o BSC e posteriormente foi feita uma coleta de dados e uma análise dos questionários entregues aos gestores, colaboradores e clientes da empresa. Os dados coletados, ao final do estudo, demonstram que o BSC possui ferramentas para auxiliar na gestão da empresa e atender necessidades e expectativas dos gestores da organização permitindo o controle gerencial de todos os setores da empresa através do conhecimento adquirido sobre a entidade durante todo processo. Com isso foi possível analisar a importância de avaliar dados financeiros e não financeiros da empresa, apresentando o conhecimento sobre desempenho individual e coletivo de todos os colaboradores, o perfil de seus clientes, as melhores formas de investimento e escolhas para que as metas da empresa sejam alcançadas por meio dos objetivos estratégicos determinados dentro das quarto perspectivas do BSC.
Abstract: The purpose of this study was to discuss a performance management’ system based on the principles of the Balanced Scorecard (BSC), a management model that reflects the mission and vision of the companies that seeks tools for strategic planning and management in the decision process decision. This paper is a case study that aims to identify the contributions that the implementation of the BSC provides for the strategic management and operational in the Franchise Belle Bijou, located at João Pessoa city, Paraíba. In this way, firstly a literature study was conducted about the BSC and after this a data collection was made together with an analysis of the questionnaires already distributed to the managers, employees and customers of this company. The information collected at the end of this study showed that the BSC has tools to assist the company management and it’s a support to the needs and expectations of the managers to control all sectors of it, through the knowledge acquired during the entire process. In this way, was possible to analyze the importance of evaluating financial and non-financial data of the company, showing the knowledge about individual and collective performance of all employees, the profile of its customers, the best forms of investment and the choices for achieve the company's goals through the strategic objectives set on the four BSC perspectives.
Palavras-chave: Balanced scorecard
Gestão estratégica
Planejamento estratégico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28748
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJPR16102023.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons