Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Bruna do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-10-17T20:53:15Z-
dc.date.available2023-10-17T20:53:15Z-
dc.date.issued2014-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28764-
dc.description.abstractThe use of a costing system in the public sector can improve the allocation of resources, allowing too,a broader view of the entityexpenses. Thereby,this system can serve as a basis for making decisions.The problem of this study is to identify:What is the most appropriate method of costingthe State School of Elementary and Secondary Education José Bronzeado Sobrinho?The overall objective of the researchevidence which was costing methodthat best applies to that school.The methodology is characterized as a case study,combined with literature and documentary. The results indicated that the Variable Costing,Absorption Costing and Activity Based Costing (ABC)reached the same result in the period.However,among the costing methods analyzed,the Costing ABC showed the bestthe breakdown of the costs incurred in the School, because it identifies how each activity consumes resources, may contribute to a better decision making processas for a possible to reduce costs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-17T20:53:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BNG17102023.pdf: 1032926 bytes, checksum: df92695a42337462c20fea97cffa0453 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-17T20:53:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BNG17102023.pdf: 1032926 bytes, checksum: df92695a42337462c20fea97cffa0453 (MD5) Previous issue date: 2014-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCustos aplicados ao setor públicopt_BR
dc.subjectCusteio Variávelpt_BR
dc.subjectCusteio Absorçãopt_BR
dc.subjectCusteio ABCpt_BR
dc.titleCustos aplicados ao setor público: um estudo comparativo em uma escola estadual entre o Custeio Absorção, Custeio variável e o Custeio ABCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Vera Lúcia-
dc.description.resumoA utilização de um sistema de custeio noSetor Público possibilita que os gestoresapliquem de uma melhor maneiraos recursos disponíveis. Permite, também, uma visão mais ampla do todo.Desse modo, servede subsídio para uma tomada de decisões mais correta. A problemática do presente estudo está em identificar: Qual o é método de custeio mais adequado à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Bronzeado Sobrinho? O objetivo geral da pesquisa foi evidenciar qual método de custeio melhor se aplica à referida Escola. A metodologia utilizada caracterizou-se como sendo estudo de caso, aliado à pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que o Custeio Variável, Custeio Absorção e o Custeio Baseado em Atividades (ABC) chegaram ao mesmo resultado no período. No entanto, dentre os métodos de custeio analisados, o Custeio ABC foi o que apresentou melhores adequações dos custos, pois identifica o quanto cada atividade consome de recursos, o que pode ajudar ainda mais no processo decisório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BNG17102023.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons