Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28771| Tipo: | TCC |
| Título: | As diretrizes curriculares do MEC e o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR: uma análise na Paraíba |
| Autor(es): | Silva, Ernailze Andrade do Monte |
| Primeiro Orientador: | Lucena, Wenner Gláucio Lopes |
| Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo geral verificar a aderência das Estruturas Curriculares das instituições selecionadas, do estado da Paraíba, que ofertam o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial, às diretrizes curriculares do MEC, segundo a Resolução CNE/CES nº 10/2004, e/ou o Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa descritiva, fundamentada por meio de documentos e bibliografias como: as resoluções, leis e estruturas curriculares, livros, dissertações, periódicos e artigos. A abordagem foi quali-quantitativa, pois verificou as nomenclaturas das estruturas curriculares e posteriormente utilizou-se o recurso de estatística descritiva. Foram selecionadas as Estruturas Curriculares de 12 Instituições presenciais, porém foram considerados 14 cursos de Ciências Contábeis, tendo em vista que 2 instituições apresentam outro campus ministrando o curso com estruturas curriculares distintas. Posteriormente foram comparadas com a proposta do Currículo Mundial e Resolução CNE/CES nº 10/2004. Por fim, o nível de similaridade na comparação das Estruturas Curriculares e o Currículo Mundial atingiu uma média de 81%, no tocante ao comparativo das Estruturas Curriculares com a Resolução CNE/CES nº 10/2004, observou-se que o nível similaridade atingiu uma média de 84%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas aderem tanto às Diretrizes Curriculares do MEC quanto ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um nível alto de adesão. |
| Abstract: | This research aims to verify the adherence of General Curricular Structures of selected institutions, in the State of Paraíba, which offers the course of Accounting in presential mode, at the Ministry of Education Curriculum Guidelines, according to Resolution CNE/CES nº 10/2004, and/or the Global Curriculum proposed by the ONU/UNCTAD/ISAR. A descriptive research was made grounded by documents and bibliographies as: resolutions, laws, curricular structures, books, dissertations, journals and articles. The approach was quali-quantitative, because checked the classifications of curricular structures and subsequently used the descriptive statistics feature. Curricular structures from 12 presential Institutions were selected, but were considered 14 courses in Accounting, considering that 2 institutions has another campus, ministering the course with different curricular structures. Later were compared with the proposal of the Global Curriculum and with the Resolution CNE/CES nº 10/2004. Finally, were compared the level of similarity between the Curriculum Structures and the Global Curriculum reached an average of 81%, as regards the comparison of the Curricular Structures with resolution CNE/CES nº 10/2004, it was observed that the level of similarity reached an average of 84%. Thus, the surveyed Institutions adhere both to the Ministry of Education Curriculum Guidelines and the World Curriculum, considering that the results reached a high level of adherence. |
| Palavras-chave: | Currículo mundial Resolução CNE/CES 10/2004 ONU/UNCTAD/ISAR Estrutura curricular |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28771 |
| Data do documento: | 6-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EAMS18102023.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
