Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28771
Tipo: TCC
Título: As diretrizes curriculares do MEC e o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR: uma análise na Paraíba
Autor(es): Silva, Ernailze Andrade do Monte
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Gláucio Lopes
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral verificar a aderência das Estruturas Curriculares das instituições selecionadas, do estado da Paraíba, que ofertam o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial, às diretrizes curriculares do MEC, segundo a Resolução CNE/CES nº 10/2004, e/ou o Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Realizou-se uma pesquisa descritiva, fundamentada por meio de documentos e bibliografias como: as resoluções, leis e estruturas curriculares, livros, dissertações, periódicos e artigos. A abordagem foi quali-quantitativa, pois verificou as nomenclaturas das estruturas curriculares e posteriormente utilizou-se o recurso de estatística descritiva. Foram selecionadas as Estruturas Curriculares de 12 Instituições presenciais, porém foram considerados 14 cursos de Ciências Contábeis, tendo em vista que 2 instituições apresentam outro campus ministrando o curso com estruturas curriculares distintas. Posteriormente foram comparadas com a proposta do Currículo Mundial e Resolução CNE/CES nº 10/2004. Por fim, o nível de similaridade na comparação das Estruturas Curriculares e o Currículo Mundial atingiu uma média de 81%, no tocante ao comparativo das Estruturas Curriculares com a Resolução CNE/CES nº 10/2004, observou-se que o nível similaridade atingiu uma média de 84%. Diante do pressuposto, as Instituições pesquisadas aderem tanto às Diretrizes Curriculares do MEC quanto ao Currículo Mundial, tendo em vista que os resultados atingiram um nível alto de adesão.
Abstract: This research aims to verify the adherence of General Curricular Structures of selected institutions, in the State of Paraíba, which offers the course of Accounting in presential mode, at the Ministry of Education Curriculum Guidelines, according to Resolution CNE/CES nº 10/2004, and/or the Global Curriculum proposed by the ONU/UNCTAD/ISAR. A descriptive research was made grounded by documents and bibliographies as: resolutions, laws, curricular structures, books, dissertations, journals and articles. The approach was quali-quantitative, because checked the classifications of curricular structures and subsequently used the descriptive statistics feature. Curricular structures from 12 presential Institutions were selected, but were considered 14 courses in Accounting, considering that 2 institutions has another campus, ministering the course with different curricular structures. Later were compared with the proposal of the Global Curriculum and with the Resolution CNE/CES nº 10/2004. Finally, were compared the level of similarity between the Curriculum Structures and the Global Curriculum reached an average of 81%, as regards the comparison of the Curricular Structures with resolution CNE/CES nº 10/2004, it was observed that the level of similarity reached an average of 84%. Thus, the surveyed Institutions adhere both to the Ministry of Education Curriculum Guidelines and the World Curriculum, considering that the results reached a high level of adherence.
Palavras-chave: Currículo mundial
Resolução CNE/CES 10/2004
ONU/UNCTAD/ISAR
Estrutura curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28771
Data do documento: 6-Mar-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAMS18102023.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons