Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28802| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Uma análise da relação entre estilos, estratégias de aprendizagem, interesse e dificuldade em programação de graduandos dos cursos de LCC e BSI |
| Autor(es): | Barbosa, Ellen Regina Nascimento |
| Resumo: | Os estilos de aprendizagem definem a forma como cada indivíduo aprende. O comportamento do estudante corresponde às estratégias que ele utiliza para processar e organizar as informações. É importante identificar tais estilos e ter conhecimento de estratégias utilizadas pelos estudantes para que os métodos de ensino sejam melhor aplicados. Uma ferramenta que permite identificar os estilos de aprendizagem é o inventário de Kolb, e para conhecer as estratégias de aprendizagem tem-se o inventário MSLQ. Este artigo busca identificar e analisar a tendência da relação dos estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem e o interesse e dificuldade em programação dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação de uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto, os inventários foram preenchidos por 100 alunos e analisados através de métodos estatísticos. |
| Abstract: | Learning styles define how each individual learns. Student behavior corresponds to the strategies he uses to process and organize information. It is important to identify such styles and to be aware of strategies used by students so that teaching methods are best applied. A tool that identifies the learning styles is the Kolb inventory, and to know the learning strategies is the MSLQ inventory. This article aims to identify and analyze the trend of the relationship of learning styles, learning strategies, interest and difficulty in programming of the students of the course of Degree in Computer Science and Bachelor of Information Systems of a Higher Education Institution. For that, the inventories were filled by 100 students and analyzed using statistical methods. |
| Palavras-chave: | LCC BSI |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28802 |
| Data do documento: | 8-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EllenReginaNascismentoBarbosa_TCC.pdf | TCC | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| EllenReginaNascismentoBarbosa_TERMO.pdf | TERMO | 546,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
