Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28825| Tipo: | TCC |
| Título: | A concepção do modelo conceitual de um jogo educativo para o ensino das operações básicas nas séries iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Morais, Izabelly Soares de |
| Primeiro Orientador: | Souza, Flávia Veloso Costa |
| Resumo: | O uso de jogos educativos no ensino de conteúdos da disciplina de matemática é visto como uma maneira de auxiliar no processo de aprendizado, tornando-o mais interativo, dinâmico e motivador. O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de expor resultados de uma breve análise sobre jogos educativos disponíveis no mercado que abordam as operações matemáticas. Essa análise teve o intuito de destacar características importantes a serem melhoradas e/ou adicionadas ao modelo conceitual do jogo educativo AdSub da Velha. Esse jogo tem a finalidade de ajudar crianças de 6 a 8 anos no desenvolvimento de habilidade necessárias para a realização das operações de adição e subtração. No desenvolvimento do modelo conceitual do jogo foi criado o mapa conceitual, mapa de navegação, storyboard e foi desenvolvido um protótipo de média fidelidade da tela adição do jogo. Este foi desenvolvido no intuito de poder fornecer uma visão mais clara a respeito do jogo. Por fim, algumas crianças tiveram contato com o protótipo jogo, gerando uma breve contribuição a respeito da aceitação inicial do jogo pelo público alvo. |
| Abstract: | The use of educational games in teaching content of the discipline of mathematics is seen as a way to assist in the learning process, making it more interactive, dynamic and motivating. This study concluded the course aims to expose the results of a brief analysis of educational games available on the market that address the mathematical operations. This analysis aimed to highlight important features to be improved and / or added to the conceptual model of the educational game AdSub da Velha. This game aims to help children 6-8 years in developing skills necessary to perform the addition and subtraction operations. In developing the conceptual model of the game's conceptual map, navigation map, storyboard was created and a prototype average fidelity of the screen adding the game was developed. This was developed in order to be able to provide a clearer picture regarding the game. Finally, some children had contact with the prototype game, generating a brief contribution regarding initial acceptance by the target audience of the game. |
| Palavras-chave: | Jogo digital Jogo educativo de matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28825 |
| Data do documento: | 22-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IzabellySoaresdeMorais__TCC.pdf | TCC | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| IzabellySoaresdeMorais_TERMO.pdf | TERMO | 460,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
