Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28825
Tipo: TCC
Título: A concepção do modelo conceitual de um jogo educativo para o ensino das operações básicas nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Morais, Izabelly Soares de
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Veloso Costa
Resumo: O uso de jogos educativos no ensino de conteúdos da disciplina de matemática é visto como uma maneira de auxiliar no processo de aprendizado, tornando-o mais interativo, dinâmico e motivador. O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de expor resultados de uma breve análise sobre jogos educativos disponíveis no mercado que abordam as operações matemáticas. Essa análise teve o intuito de destacar características importantes a serem melhoradas e/ou adicionadas ao modelo conceitual do jogo educativo AdSub da Velha. Esse jogo tem a finalidade de ajudar crianças de 6 a 8 anos no desenvolvimento de habilidade necessárias para a realização das operações de adição e subtração. No desenvolvimento do modelo conceitual do jogo foi criado o mapa conceitual, mapa de navegação, storyboard e foi desenvolvido um protótipo de média fidelidade da tela adição do jogo. Este foi desenvolvido no intuito de poder fornecer uma visão mais clara a respeito do jogo. Por fim, algumas crianças tiveram contato com o protótipo jogo, gerando uma breve contribuição a respeito da aceitação inicial do jogo pelo público alvo.
Abstract: The use of educational games in teaching content of the discipline of mathematics is seen as a way to assist in the learning process, making it more interactive, dynamic and motivating. This study concluded the course aims to expose the results of a brief analysis of educational games available on the market that address the mathematical operations. This analysis aimed to highlight important features to be improved and / or added to the conceptual model of the educational game AdSub da Velha. This game aims to help children 6-8 years in developing skills necessary to perform the addition and subtraction operations. In developing the conceptual model of the game's conceptual map, navigation map, storyboard was created and a prototype average fidelity of the screen adding the game was developed. This was developed in order to be able to provide a clearer picture regarding the game. Finally, some children had contact with the prototype game, generating a brief contribution regarding initial acceptance by the target audience of the game.
Palavras-chave: Jogo digital
Jogo educativo de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28825
Data do documento: 22-Mar-2014
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IzabellySoaresdeMorais__TCC.pdfTCC2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IzabellySoaresdeMorais_TERMO.pdfTERMO460,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons