Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28842| Tipo: | TCC |
| Título: | Serviços contábeis e inovações tecnológicas: um estudo acerca dos conhecimentos dos alunos das instituições de ensino superior no município de João Pessoa |
| Autor(es): | Coutinho, Daniel Amaro da Rocha |
| Primeiro Orientador: | Cruz, Vera Lúcia |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como cerne um estudo acerca da opinião dos alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior de João Pessoa na modalidade de ensino presencial sobre seus conhecimentos com respeito aos serviços contábeis correlatos à inovações tecnológicas. Objetivou-se a apresentação de um panorama acerca desta opinião e das impressões dos discentes com respeito ao ensino, aprendizado e conhecimentos destes vinculados ao tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho de conclusão de curso teve o cunho descritivo, por descrever características da população estudada e ter observado fatos utilizando métodos estatísticos, assim como abordagem quantitativa, por utilizar técnicas de estatística simples como a percentagem nas análises das tabelas de dados, bem como qualitativa por estudar as variáveis ligadas ao problema das inovações tecnológicas ligadas aos serviços contábeis, utilizando-se da pesquisa de campo e valendo-se a aplicação de questionários para a coleta de dados. Quanto a estes, para efeito de análise e obtenção de informações, procedeu-se com sua tabulação, possibilitando a visualização das informações em tabelas e gráficos. Com base nisso, foi analisada a opinião dos discentes de Ciências Contábeis em quatro IES de João Pessoa. Com a feitura desta pesquisa tornou-se possível descrever o perfil dos respondentes, avaliar suas opiniões quanto aos assuntos correlatos à temática e vislumbrar o panorama dos discentes e instituições neste sentido. Concluiu-se que a opinião dos alunos respondentes com relação ao ensino, pesquisa e extensão oferecidos pelas IES, bem como com respeito aos seus conhecimentos adquiridos nesta área de pesquisa não apresentou resultados completamente positivos, o que revelou que alguns aspectos do ensino, pesquisa e extensão devem ser melhorados |
| Abstract: | The central part of this monograph was a study on the opinion of undergraduate students of accounting courses in Institutions of Higher Education of Joao Pessoa in the form of classroom learning about their knowledge with respect to technological innovations related to accounting services. The objective is to present an overview on this opinion and impressions of students with respect to teaching, learning and knowledge of those involved in the issue. Regarding methodological procedures, this monograph had a descriptive character, by describing characteristics of the population and have observed facts using statistical methods as well as quantitative approach, by using simple statistical techniques in the analysis as the percentage of data tables as well as a qualitative study the variables related to the problem of technological innovations related to accounting services, using field research and drawing on the questionnaires for data collection. As for these, for the purpose of obtaining information and analysis, we proceeded with a tab, enabling the visualization of information in tables and graphs. Based on this, we analyzed the opinion of accounting students in four HEIs in João Pessoa. With the making of this research it became possible to describe the profile of the respondents to assess their opinions regarding issues related to the theme and glimpse the outlook of students and institutions in this regard. It was concluded that the respondents' opinion about teaching, research and extension offered by HEIs, as well as with respect to their knowledge gained in this research area has not submitted completely positive results, which revealed that some aspects of teaching, research and extension should be improved. |
| Palavras-chave: | Alunos - Ciências Contábeis Serviços Contábeis Inovações Tecnológicas Instituições de Ensino Superior |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28842 |
| Data do documento: | 30-Jul-2014 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DARC24102023.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
