Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28865
Tipo: TCC
Título: O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: contribuições para construção de uma gestão democrática nas escolas do campo
Autor(es): Menezes, Lúcio de Alcantara
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: O Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE é uma ferramenta importante na construção da gestão democrática das escolas públicas, pois implica na participação da comunidade escolar na tomada de decisões e na construção de políticas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação, tornando-se prática educativa. Nesse sentido, analisar como o desenvolvimento e a prestação de contas do PDDE numa escola pública, campesina, pode contribuir para a construção da gestão democráticas tornou-se nosso objeto de pesquisa. O estudo tem como local de pesquisa a Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, localizada na região da praia da Penha, na cidade de João Pessoa-PB, onde buscou-se analisar como a gestão do PDDE pode contribuir para a construção da gestão democrática. Nos objetivos específicos buscou-se: traçar um perfil dos membros da Unidade Executora - (UEx); analisar a relação, participação e autonomia dos membros da UEx na execução e prestação de cotas do PDDE (durante os meses de março e abril de 2023), e refletir, criticamente, como eles realizam a prestação de contas do Programa à comunidade escolar. Em termos metodológicos, para construção de dados, trabalhou-se com as técnicas de pesquisa, entrevista e análise documental, dentro de uma abordagem qualitativa. Na compreensão teórica dos termos, realizou-se leituras de textos legais e estudo bibliográfico de teóricos como: Caldart (2008), Arroyo (2004), Lima (2011), Silva (2016) entre outros, que possibilitaram reflexões críticas acerca de políticas públicas, PDDE e gestão democrática. Concluímos que a adesão, execução e prestação de contas na Escola campo da pesquisa tem contribuído para construção de gestão democrática, ainda que se apresente alguns entraves na autonomia e participação dos membros da UEx. Constatamos, também, a necessidade de capacitação para os membros da UEx para melhoria dos processos de tomadas de decisão, considerando a demanda e alternância dos partícipes nos processos de tomada de decisão.
Abstract: The Direct Money at School Program - PDDE is an important tool in the construction of the democratic management of public schools that implies the participation of the school community in decision-making and in the construction of policies and strategies to improve the quality of education, becoming a practical educational. In this sense, analyzing how the development and accountability of the PDDE in a public, rural school can contribute to the construction of democratic management has become our object of study. The study has as research site the Antônio Santos Coelho Neto Municipal School, located in the Penha beach region, in the city of João Pessoa-PB, where was searched analyze how the management of the PDDE can contribute to the construction of democratic management. In the specific objectives wanted: draw a profile of the members of the Executing Unit - (UEx); analyze the relationship, participation and autonomy of UEx members in the execution and accountability of the PDDE (during the months of March and April 2023), and critically reflect how they perform the accountability of the Program to the school community. In methodological terms, for data construction, research, interview and document analysis techniques used, within a qualitative approach. In the theoretical understanding of the terms, readings of legal texts and a bibliographical study of theorists such as: Caldart (2008), Arroyo (2004), Lima (2011), Silva (2016) between others that enabled critical reflections about public policies, PDDE and democratic management. We conclude that adherence, execution and accountability in the School field of research has contributed to the construction of democratic management, even though there are some obstacles to the autonomy and participation of UEx members. We also noticed the need for training for UEx members to improve decision-making processes, considering the demand and rotation of participants.
Palavras-chave: Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE
Gestão democrática - escola pública
Participação popular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28865
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAM26102023.pdf568,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons