Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28869
Tipo: TCC
Título: Ensino de contabilidade pública aplicado na graduação: um estudo sobre os conhecimentos adquiridos na visão dos alunos de ciências contábeis das instituições de ensino superior de João Pessoa-PB
Autor(es): Nascimento, Juliana de Cássia Silva
Primeiro Orientador: Cruz, Vera Lucia
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo a apresentação de um panorama acerca da opinião dos alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das principais Instituições de Ensino Superior de João Pessoa, acerca do ensino e aprendizado destes quanto a Contabilidade Pública. No que se refere aos procedimentos metodológicos o trabalho teve o cunho descritivo e abordagem quantitativa, valendo-se da pesquisa de campo e tendo em sua instrumentalidade a aplicação de questionários. Neste contexto, foi analisada a visão dos alunos de ciências contábeis em cinco IES de João Pessoa acerca de seus conhecimentos em Contabilidade Pública e da abordagem deste assunto pelas instituições pesquisadas. Com a realização desta pesquisa foi possível descrever o perfil dos respondentes e avaliar sua opinião quanto aos assuntos correlatos à temática em questão. Constatou-se que a opinião dos alunos respondentes com relação ao ensino oferecido pelas IES acerca da Contabilidade Pública bem como o aprendizado nesta área não apresentou resultados completamente positivos, revelando segundo a opinião dos respondentes diversos pontos a serem melhorados.
Abstract: This monograph aimed to present an overview on the opinion of undergraduate major students at Higher Education Institutions of João Pessoa, regardinhg teaching and learning in Public Accounting. Regarding the methodological procedures, this work had a descriptive character and quantitative approach, drawing a field research and applying questionnaires. In this context, we examined students' views of accounting sciences in five HEIs in João Pessoa about their knowledge in Public Accounting and treatment of this subject by the institutions surveyed. In conducting this research it was possible to describe the profile of the respondents and to assess their views on the subject related to the concerned subjects. It was found that the respondents' opinion about the teaching offered by HEIs on Public Accounting and learning in this area had not been completely positive, revealing in the opinion of many respondents points to be improved.
Palavras-chave: Discentes de ciências contábeis
Ensino de contabilidade pública
Instituição de ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28869
Data do documento: 6-Mar-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCSN26102023.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons