Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28888
Tipo: TCC
Título: O Ensino da Resource Description and Access (RDA) nos cursos de graduação em Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil
Autor(es): Santos, Ana Luiza Ferreira dos.
Primeiro Orientador: Gonçalves, Gracy Kelli Martins.
Resumo: A catalogação é uma atividade essencial para as unidades de informação, e a formação em Biblioteconomia desenvolve habilidades e competências para o desenvolvimento dos processos de representação descritiva. Com o avanço das tecnologias, as práticas bibliotecárias, no âmbito da catalogação, também acompanharam esses avanços na utilização dos códigos e das normas de catalogação. Nesse cenário, a Resource Description and Acess (RDA) é o conjunto de regras mais atualizado para representar os materiais informacionais. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi de investigar o ensino da RDA nos currículos dos Cursos de Biblioteconomia na Região Nordeste do Brasil, e como objetivos específicos: Analisar as matrizes curriculares dos Cursos de Biblioteconomia de Bacharelado em atividade na Região Nordeste; Descrever o cenário de ensino da RDA nos Cursos de Biblioteconomia na Região Nordeste; e Discutir sobre a importância do ensino da RDA para a formação em Biblioteconomia. Para coletar e interpretar os dados da pesquisa, caracterizada como documental, de abordagem quali-quantitativa, foram utilizadas as estratégias da Análise de Conteúdo. Foram coletados e analisados dez Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de todos os cursos presenciais ofertados na Região Nordeste. Em todos os PPCs, verificaram-se as ementas e as bibliografias das disciplinas Representação Descritiva, para saber se o ensino da RDA era descrito. Concluiu-se que, dos dez cursos analisados, apenas quatro contemplam em suas ementas e/ou bibliografias o ensino da RDA. Desses, somente um apresenta, em sua ementa e em sua bibliografia básica, a descrição do tema e indica uma obra sobre o assunto. Nesse sentido, entende-se que é necessário atualizar os currículos dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste, destacar as novas necessidades informacionais e coadunar com as atuais demandas de um cenário de avanço das Tecnologias da Informação e do conhecimento para a formação e a atuação profissional.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Representação descritiva.
Resource Description and Acess (RDA).
Ensino de Biblioteconomia.
Região Nordeste do Brasil.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28888
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFS31102023.pdf772,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons