Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28888| Tipo: | TCC |
| Título: | O Ensino da Resource Description and Access (RDA) nos cursos de graduação em Biblioteconomia da Região Nordeste do Brasil |
| Autor(es): | Santos, Ana Luiza Ferreira dos. |
| Primeiro Orientador: | Gonçalves, Gracy Kelli Martins. |
| Resumo: | A catalogação é uma atividade essencial para as unidades de informação, e a formação em Biblioteconomia desenvolve habilidades e competências para o desenvolvimento dos processos de representação descritiva. Com o avanço das tecnologias, as práticas bibliotecárias, no âmbito da catalogação, também acompanharam esses avanços na utilização dos códigos e das normas de catalogação. Nesse cenário, a Resource Description and Acess (RDA) é o conjunto de regras mais atualizado para representar os materiais informacionais. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi de investigar o ensino da RDA nos currículos dos Cursos de Biblioteconomia na Região Nordeste do Brasil, e como objetivos específicos: Analisar as matrizes curriculares dos Cursos de Biblioteconomia de Bacharelado em atividade na Região Nordeste; Descrever o cenário de ensino da RDA nos Cursos de Biblioteconomia na Região Nordeste; e Discutir sobre a importância do ensino da RDA para a formação em Biblioteconomia. Para coletar e interpretar os dados da pesquisa, caracterizada como documental, de abordagem quali-quantitativa, foram utilizadas as estratégias da Análise de Conteúdo. Foram coletados e analisados dez Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de todos os cursos presenciais ofertados na Região Nordeste. Em todos os PPCs, verificaram-se as ementas e as bibliografias das disciplinas Representação Descritiva, para saber se o ensino da RDA era descrito. Concluiu-se que, dos dez cursos analisados, apenas quatro contemplam em suas ementas e/ou bibliografias o ensino da RDA. Desses, somente um apresenta, em sua ementa e em sua bibliografia básica, a descrição do tema e indica uma obra sobre o assunto. Nesse sentido, entende-se que é necessário atualizar os currículos dos Cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste, destacar as novas necessidades informacionais e coadunar com as atuais demandas de um cenário de avanço das Tecnologias da Informação e do conhecimento para a formação e a atuação profissional. |
| Abstract: | No abstract. |
| Palavras-chave: | Representação descritiva. Resource Description and Acess (RDA). Ensino de Biblioteconomia. Região Nordeste do Brasil. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28888 |
| Data do documento: | 20-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALFS31102023.pdf | 772,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
