Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28903
Tipo: TCC
Título: FANFIC EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): RÊGO, LETÍCIA DIAS DO
Primeiro Orientador: Oliveira, Valnikson Vieira de
Resumo: Com a ascensão da internet, potencializaram-se novos gêneros literários próprios do universo virtual: os gêneros digitais. Um desses gêneros é a fanfiction, ou fanfic, que existia antes da internet, mas que se popularizou através dela, sendo amplamente conhecida por jovens de todo o mundo. Desse modo, o presente trabalho pretende apresentar uma proposta para inserir e trabalhar a fanfiction em sala de aula, mais especificamente no 1o ano do Ensino Médio, através da leitura literária e da produção textual. Para fundamentar teoricamente o trabalho, foram utilizadas ideias de Zilberman (2008), Zappone (2008; 2018), Rezende (2013), Dalvi (2013), Jamison (2017), entre outros. Como metodologia para a referida proposta, fez-se uso da sequência expandida, de Cosson (2009). Esperamos, como resultado, que a aplicação da proposta seja eficaz e que, além de possibilitar o trabalho com a fanfic em sala de aula, possa ajudar no letramento literário e na formação de leitores no ambiente escolar.
Abstract: With the rise of the internet, new literary genres enhanced from the virtual universe: the digital genres. One of these genres is fanfiction, or fanfic, which existed before the internet, but popularized within it, becoming widely known by young people all across the world. Thus, this work aims to present a proposal to insert and work with fanfic in the classroom, specifically in the first year of High School, using literacy reading and text production. The theoretical framework behind this work consists of ideas from Zilberman (2008), Zappone (2008; 2018), Rezende (2013), Dalvi (2013), and Jamison (2017), amongst others. As for the proposed methodology, Cosson's (2009) expanded sequence was used. As a result, it is expected that the proposal application is effective and, besides making it possible to work with fanfics in the classroom, it can aid in literary literacy and the shaping of readers within the school grounds.
Palavras-chave: fanfic; leitura literária; produção textual; letramento literário.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28903
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons