Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28944
Tipo: | TCC |
Título: | A educação inclusiva na formação de uma professora de química: uma reflexão autoetnográfica |
Autor(es): | Cardoso, Jarline dos Santos |
Primeiro Orientador: | Daxenberger, Ana Cristina Silva |
Resumo: | Após a declaração de Salamanca em 1994, surgiu o termo “educação inclusiva” que estabelece, junto com outros documentos, os direitos das pessoas com deficiência, sobretudo, o direito à educação. Nesse contexto, enfatiza-se a importância das discussões sobre educação inclusiva e especial nos cursos de formação docente, visto que, é na escolaonde se inicia a inclusão ou a exclusão. O ensino de química que é visto por muitos como uma área complexa deve buscar seguir os documentos legais que direcionam como deve ser o processo de ensino aprendizagem de forma igualitária, respeitando as diferenças e diversidades. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como o curso de licenciatura em Química da UFPB, no campus II está estruturado e tem possibilitado a formação do futuro docente para as práticas inclusivas, como também relatar experiências que marcaram sua formação. A partir do exposto, a tipologia desta pesquisa é qualitativa, relacionada a uma análise documental e uma escrita autoetnográfica, na qual a autora se põe comosujeito da própria pesquisa e relata suas próprias experiências contextualizando-as com suas autorreflexões. Com isso, constatou-se que a matriz curricular que compõe o Projeto Político Pedagógico do curso de Química está de acordo com o que é estabelecido pelos Conselhos Nacionais da Educação 2015 e 2019 sobre inclusão. Contudo, aponta-se que poderiam ocorrer trabalhos interdisciplinares entre algumas disciplinas pedagógicas e as disciplinas de educação especial para que pudessem desenvolver metodologias para o ensino de Química especificas para pessoas com deficiência. Desta forma, espera-se que a partir destas reflexões seja despertada ao leitor a importância de buscar práticas inclusivas. |
Abstract: | After the Salamanca declaration in 1994, the term “inclusive education” emerged, which establishes, together with other documents, the rights of people with disabilities, above all,the right to education. In this context, we emphasize the importance of disseminating inclusive and special education in teacher training courses, since it is at school where inclusion or exclusion begins. Chemistry teaching, which is seen by many as a complex area,must seek legal documents that direct how the teaching-learning process should be done in an equal manner, respecting differences and diversities. Thus, the objective of this research is to understand how the Chemistry degree course at UFPB, on campus II, is structured and has enabled the training of future teachers for inclusive practices, as well as reporting experiences that marked their training. Based on the above, the typology of this research is qualitative, related to a documentary analysis and autoethnographic writing, in which the author places himself as the subject of his own research and reports his own experiences, contextualizing them with his self-reflections. As a result, it was found that the curricular matrix that makes up the Pedagogical Political Project of the Chemistry course is in accordance with what is predicted by the 2015 and 2019 National Education Councils on inclusion. However, it is pointed out that interdisciplinary work could occur between some pedagogical disciplines and special education disciplines so that methodologies could be developed for teaching Chemistry specifically for people with disabilities. In this way, it is hoped that these reflections will make the reader aware of the importance of seeking inclusive practices. |
Palavras-chave: | Inclusão Formação docente Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28944 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSC17112023 - MQ088.pdf | 652,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons