Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28968
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação financeira : o recurso didático das histórias em quadrinhos na aprendizagem
Autor(es): Santos, Lívia Thamyres Ribeiro dos
Resumo: A Educação Financeira é o meio prático que as pessoas utilizam para se organizarem financeiramente, ela desperta oportunidades para as pessoas compreenderem formas mais adequadas de como utilizar o dinheiro e se organizarem para ter um planejamento futuro como investimentos, aquisições e a realizações das suas metas pessoais. Além de estimular a responsabilidade em gerir as finanças, criando uma maturidade financeira para melhorar o processo de tomada de decisão, evitando assim o acúmulo de dívidas, atitudes consumistas e o descontrole financeiro. Com base nos aspectos abordados, este trabalho possui como objetivo investigar o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático na aprendizagem da Educação Financeira, avaliando como as histórias em quadrinhos podem agregar conhecimento, na percepção e aplicação dos conceitos financeiros no dia a dia dos cidadãos. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi necessário utilizarmos a metodologia bibliográfica sobre a importância de utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático. Tendo emvista que é necessário um estímulo educacional para que mais indivíduos tenham mais acesso às informações sobre Educação Financeira e a pratiquem como uma aliada do seu bolso, de forma criativa e utilizando meios digitais para a sua propagação. Além disso, o Relato de Experiência (RE) foi utilizado como uma metodologia de apoio. Como outra fonte utilizamos a pesquisa exploratória de como ocorreu o processo de criação das “Tirinhas do Caboclinho”, destacando seu objetivo, missão, desenvolvimento e avaliando o produto denominado por “Cartilha do EDUFIN”, a fim de melhorar a administração financeira pessoal, expandindo o conhecimento necessário para uma vida financeira saudável, planejada e com estabilidade econômica para os cidadãos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação financeira
Histórias em quadrinhos
Recurso didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28968
Data do documento: 25-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LíviaThamyresRibeirodosSantos_TCC.pdfTCC435,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LíviaThamyresRibeirodosSantos_TERMO.pdfTERMO389,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons