Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28971
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação financeira: um estudo sobre decisões de investimentos dos estudantes de ciências contábeis e de secretariado executivo bilíngue da UFPB
Autor(es): Souto, Kêmilly Sayonara de Souza
Resumo: O estudo foi realizado para adquirir o conhecimento sobre as decisões de investimentos dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis do campus I e do campus IV e do curso de Secretariado Executivo Bilíngue do campus IV, ele tem como objetivo analisar como os discentes da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) se comportam e como elas tomam suas decisões diante das influências significativas da educação financeira, seja ela por parentes próximos ou estudantes iguais a eles. Foi desenvolvida uma pesquisa, na qual, foi feita de forma qualitativa por meio de questionários enviados por meio de WhatsApp e entrevistas de estudantes mais próximos, onde 92 pessoas, responderam o questionário e as respostas foram adquiridas, apesar de toda a dificuldade em lidar com as pessoas ao pedir respostas ou a dificuldade pelo fato de ignorarem o pedido para que respondam ao questionário. Após conseguir essas respostas foi possível entender que para uma grande maioria desses estudantes se entende que os comportamentos do ciclo social de cada um dos respondentes afeta e influencia nos seus devidos comportamentos em relação ao ambiente financeiro, mas que uma maioria apesar de concordar que é um assunto de extrema necessidade, esta minoria ainda está reclusa quanto a aprender e dar significância a esse assunto que faz parte do nosso cotidiano desde a infância até a vida adulta. Entendendo isso, se faz ainda mais necessário a influência e o ensino da educação financeira desde a infância e até mesmo na vida adulta, pois sempre é possível aprender mais ensinamentos, para que possa ser evitado problemas futuros e que essas pessoas possam ser capacitadas para que consigam lidar melhor com seus próprios recursos financeiros.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação Financeira
Aprendizagem
Influência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28971
Data do documento: 25-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KêmillySayonaradeSouza_TCC.pdfTTC310,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
KêmillySayonaradeSouza_Termo.pdfTermo138,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons