Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28977| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Monitoria em contabilidade introdutória: contribuições para o ensino-aprendizagem de alunos iniciantes (2020-2023) |
| Autor(es): | Nunes, Raquel dos Santos |
| Resumo: | A disciplina de Contabilidade Introdutória representa um desafio significativo para os discentesna graduação em Ciências Contábeis, por se tratar da primeira disciplina com noçõesbásicas de contabilidade exigindo uma compreensão profunda de conceitos básicos. Logo, a monitoria pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico dos alunos. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da monitoria na disciplina, nodesempenho acadêmico e na motivação para permanência dos alunos iniciantes na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV localizado em Mamanguape, durante os períodos letivos de 2020 a 2023. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários com 45 respondentes, que estudaram Contabilidade Introdutória no período mencionado. A metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2009) foi aplicada para examinar e categorizaras respostas dos participantes. A fundamentação teórica deste estudo se baseou em três pilares.Primeiro, destacouse a importância da monitoria como uma ferramenta valiosa de aprendizagem significativa. Segundo, examinou-se a relação professor-aluno como elemento crucial para o sucesso acadêmico. Terceiro, considerou-se anatureza desafiadora do ensino de iniciantes em Ciências Contábeis. Portanto, a disciplina é um ponto de partida para esses alunos. Os resultados revelaram o importante papel exercido na monitoria e a sua contribuição para o desenvolvimento da disciplina. A monitoria foi vista como um complemento eficaz ao trabalho do professor em sala de aula, além de auxiliar na comunicação entre professor-aluno. Por fim, tudo indica que este estudo pode contribuir para a compreensão do papel da monitoria em Contabilidade. As implicações incluem a necessidade de promover práticas eficazes e melhorar a comunicação entre todos os envolvidos nesse processo educacional. Pesquisas futuras podem explorar ainda mais a dinâmica da monitoria em diferentes contextos e disciplinas, visando aprimorar continuamente a experiência dos alunos e o sucesso acadêmico. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Monitoria Contabilidade Introdutória Aprendizagem Significativa Relação Professor-Aluno |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28977 |
| Data do documento: | 25-Out-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RaqueldosSantosNunes_TCC.pdf | TCC | 911,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| RaqueldosSantosNunes_Termo.pdf | Termo | 168,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
